Definição: O gerenciamento de dados do cliente (CDM) é o processo de adquirir, organizar e usar dados do cliente para entender melhor seu público e, finalmente, informar suas estratégias de marketing.
Os dados são fundamentais para implementar campanhas de marketing digital bem-sucedidas que geram vendas e receita. Você tem mais acesso aos dados do cliente hoje do que nunca. Mas com essa abundância de dados vem o desafio de aproveitá-los com sucesso para gerar resultados.
Continue lendo para aprender os prós e contras do MDL e como ele pode beneficiar seu negócio. Além disso, conheça nossas principais dicas para criar uma estratégia eficaz de dados de clientes para sua empresa.
O que é gerenciamento de dados do cliente (CDM)?
O gerenciamento de dados do cliente, ou CDM, é a prática de coletar, organizar e interpretar informações de seus clientes. Ao coletar e analisar dados de clientes, você aprende mais sobre seu público-alvo e como eles interagem com seu site.
Você pode usar essas informações para informar suas estratégias de marketing . Por exemplo, você pode se concentrar em uma estratégia de otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) local para ajudar mais consumidores em uma região específica a encontrar sua empresa online.
Tipos de dados do cliente
Você pode coletar uma variedade de dados de seus clientes, incluindo:
- Nome
- Endereço de email
- Número de telefone
- Localização
- Nome da empresa ou setor
- Cargo
- Interesses
- Histórico de compras
- Era
- E mais
Quando você gerencia seus dados de clientes com eficiência, pode perceber tendências e pontos em comum. Por exemplo, você pode ver que a maioria de seus clientes está localizada na mesma cidade e tem aproximadamente a mesma idade.
Por que você precisa de gerenciamento de dados de clientes?
Então, agora que você sabe a resposta para a pergunta “o que é gerenciamento de dados do cliente”, você pode estar se perguntando por que você precisa dele.
Aqui estão três benefícios significativos do MDL:
- O CDM fornece um hub unificado de dados e métricas essenciais do cliente: com uma estratégia de CDM eficaz, você diz adeus à coleta e análise de dados em várias ferramentas e plataformas. Em vez disso, você pode armazenar e interpretar todos os dados de seus clientes em um único hub unificado para facilitar o acesso.
- O CDM ajuda você a criar experiências de site mais personalizadas: o gerenciamento de dados ajuda você a aprender mais sobre seu público-alvo e quais estratégias ressoam com ele. Como resultado, você pode implementar mensagens de marketing personalizadas que ressoam com seu público para gerar mais vendas e conversões para sua empresa.
- O CDM obtém um maior retorno sobre o investimento (ROI): Com o CDM, você coleta dados essenciais que informam suas estratégias de marketing . Isso significa que você pode otimizar continuamente suas campanhas para gerar melhores resultados para seus negócios, gerando um ROI mais alto .
O CDM permite que você entenda melhor as necessidades de seus clientes de legendagem ou de outro ramo. Como resultado, você pode implementar mensagens de marketing que aumentam o envolvimento do cliente , as taxas de conversão e a fidelidade à marca.