Seus dois primeiros mapas de conteúdo devem ser lineares. E, para ser honesto, eles não são realmente mapas, são mais como uma lista de pares. O primeiro mapa mapeará seu conteúdo para os objetivos do seu cliente.
O segundo mapa mapeará seu conteúdo para os objetivos dos usuários do site.
Mapeamento de conteúdo para os objetivos do cliente
Podemos mapear os objetivos de negócios do cliente para o conteúdo que alcançará esses objetivos. Aqui está um exemplo simples de mapeamento de conteúdo para os objetivos do cliente:
Mapeamento de conteúdo para os objetivos dos usuários do site
Para o outro mapa, você desejará mapear o conteúdo para os objetivos dos usuários do site. Veja como você pode mapear o conteúdo para algumas metas dos usuários do site:
Para que servem esses mapas de conteúdo?
Como você pode ver nos exemplos acima, alguns objetivos do cliente e objetivos do usuário podem ter vários resultados. Isso é uma coisa boa, quanto mais resultados, melhor, porque temos o potencial de atingir seus objetivos de mais de uma maneira.
Você deve obter dois insights desses mapas:
- Uma ideia do conteúdo que você precisa produzir , bem como uma lista de qualquer conteúdo existente que você possa usar prontamente.
- Rótulos para seu conteúdo. Podem ser rótulos simples como “Ajuda e Suporte” ou “FAQ”.
Mapeamento de conteúdo para outro conteúdo
Este mapa envolve o layout de seu conteúdo em relação a onde ele está no contexto de outros conteúdos em seu site, bem como em sites externos. A principal coisa que você deve considerar neste mapa é como tudo se relaciona. Algumas partes do conteúdo podem reforçar outras partes do conteúdo?
Você consegue ver os possíveis agrupamentos de conteúdo? Aqui está um exemplo básico de como você pode começar a mapear o conteúdo do seu site:
Qual é o próximo?
Aqui estão algumas dicas para tirar o máximo proveito de seus mapas de conteúdo depois de produzi-los.
Faça as pessoas olharem para eles
Ao fazer com que as pessoas vejam seus mapas de conteúdo, isso ajudará todos na equipe a ter uma visão melhor de como será o conteúdo do site. Além disso, ter pessoas revisando seus mapas de conteúdo permite que você obtenha feedback sobre o conteúdo.
Use o mapa para ajudar a tomar decisões de tecnologia
Ver qual conteúdo será publicado no site pode te ajudar a tomar decisões de tecnologia (como qual plataforma de publicação usar, por exemplo).
Mantenha os mapas de conteúdo atualizados
É improvável que seus mapas de conteúdo permaneçam relevantes como estão durante o processo de desenvolvimento da Web e durante a vida útil de seu site, porque os sites evoluem continuamente. Portanto, você deve cruzar regularmente suas metas com novos conteúdos existentes e potenciais para garantir que você esteja atendendo continuamente aos objetivos do seu site. Depois de concluir seus mapas de conteúdo, você pode manter seu conteúdo organizado com sua ferramenta de gerenciamento de projetos (por exemplo, Basecamp ) ou ferramenta especializada de gerenciamento de desenvolvimento de conteúdo como GatherContent (uma ferramenta que fiz para gerenciar o conteúdo de seus projetos com facilidade).