Uma vez que o acordo foi feito, a transição foi o próximo maior obstáculo. Quase tudo aconteceu muito rapidamente: troca de contas, apresentações de clientes-chave, acesso ao suporte, transferências de ativos e resumos de clientes.
Alguns problemas se arrastaram um pouco, principalmente relacionados a projetos abertos e coisas que estavam presas no limbo. É importante notar que não vendi nossos ativos físicos. Eu só vendi nossos fluxos de receita. Minha equipe, IP, equipamentos de escritório e passivos ficaram com nossa entidade legal para que pudéssemos trazer o que precisávamos para nosso próximo empreendimento.
O maior obstáculo para a transição foi com minha própria equipe. Entrando no lugar da minha equipe, reconheço que eles foram realmente corajosos. Ouvi-los dizer “parece bom” quando eu disse a eles que estávamos fazendo um 180o completo vendendo metade do negócio e trabalhando juntos em uma capacidade completamente nova foi muito legal. Em vez de fazer uma apresentação em grupo, decidi tirar cada membro da equipe do escritório e apresentar o novo negócio individualmente. Demorou cerca de cinco horas por pessoa e me deu a chance de explicar completamente como eu via cada membro da equipe se encaixando na nova estrutura.
Apenas um membro da nossa equipe decidiu que a oportunidade não era para eles. O resto ficou. Como nossa receita de produto existente não suportava totalmente nossa atual taxa mensal de queima de caixa, precisei encontrar alguns investidores para ajudar a preencher a lacuna.
Parte da nossa venda de ativos ajudou nisso, mas não foi suficiente para me dar a pista que eu precisava. Antes de vender a agência web, trabalhei muito duro para organizar reuniões de apresentação. Talvez em outro post eu detalhe como fiz para encontrar um grupo de investidores de sementes, mas a versão curta é que fiz isso em tempo recorde.
Assegurei financiamento, tranquei o novo empreendimento e, para a maioria da minha equipe, eles quase não perderam o ritmo. A transição de venda da empresa exigiu recursos por cerca de três meses antes de diminuir quase completamente para talvez um ou dois e-mails por mês solicitando detalhes. Agora, diminuiu para cerca de um pedido a cada dois meses.
A maioria dos meus clientes eram meus contatos próximos; portanto, não tive problemas em fornecer suporte de acompanhamento para garantir que todos sejam atendidos.
Pensamentos de despedida
Não estou sugerindo que todo web designer deva começar a pensar em como pode vender seus negócios e iniciar um empreendimento de produto. No entanto, o que tenho visto no mercado é uma maturidade que leva a isso como uma opção.
Eu não seria capaz de executar ideias no nível que consigo hoje se não tivesse treze anos de experiência em projetos web e clientes. Minhas ideias sobre o desenvolvimento de um produto surgiram dessa experiência. Por muito tempo, eu estava em dois negócios e não tinha certeza de qual investir em tempo integral.
Esse método de conectar uma empresa de serviços a uma empresa de produtos não é uma ideia nova. Construir sites para pessoas é ótimo porque você pode gerar receita no primeiro dia. Quando você consegue seu primeiro negócio, alguém te paga adiantado, você faz o trabalho e, quando você termina, eles te pagam um pouco mais.
Se você souber o que está fazendo, também criará um fluxo de receita recorrente para si mesmo que crescerá com o tempo. Vender um produto é diferente porque você tem que fazer todo o seu trabalho de antemão e depois esperar que alguém decida realmente comprar o que você fez. Na maioria dos casos, o produto requer algum tipo de investimento inicial.
No meu caso, tenho uma equipe de oito pessoas. Não quero estar em uma situação em que um lançamento falhe e todos tenham que ir para casa sem emprego. Se você é um web designer sem muito dinheiro no banco, pode usar suas habilidades para obter receita e se intrometer nas ideias de produtos.
Se algo pegar, como aconteceu comigo, você pode arriscar e correr com isso em tempo integral. Se você está lutando para ter uma ideia de que tipo de produto construir, faça um brainstorming regular sobre as dores e problemas que você experimenta ao longo de seu dia profissional. Tente resolver esses problemas coçando sua própria coceira.
Em seguida, trabalhe para encontrar outras pessoas que possam estar interessadas em lhe pagar um pouco de dinheiro para resolver o mesmo problema.