Entender o processo ajudará você a ver como as impressões diferem de métricas semelhantes e por que você deve fazer referência às suas contagens de impressões junto com outras métricas.
Impressões veiculadas x visíveis
As impressões on-line podem ser medidas de duas maneiras: veiculadas e visíveis.
As impressões veiculadas contam as vezes que um conteúdo, geralmente um anúncio, foi carregado. Essas impressões podem contar casos em que um usuário não visualizou o anúncio porque estava usando bloqueadores de anúncios ou não visualizou a parte da página em que o anúncio foi carregado.
Enquanto isso, as impressões visíveis são responsáveis por essas instâncias e contabilizam apenas uma nova impressão quando o usuário provavelmente viu o anúncio.
Impressões x alcance
Com toda essa conversa sobre o que são impressões, você deve ter notado algumas semelhanças com outra métrica padrão. Tanto as impressões quanto o alcance medem as visualizações de conteúdo, mas o alcance mede as visualizações únicas.
Em outras palavras, as impressões podem aumentar quando a mesma pessoa vê seu conteúdo várias vezes, mas seu alcance só aumenta quando alguém novo vê seu conteúdo.
O que são impressões em várias plataformas?
Você pode encontrar contagens de impressões para diferentes tipos de conteúdo em muitas plataformas. Divididas por tipo de conteúdo, as plataformas medirão e retratarão suas impressões online das seguintes maneiras:
Impressões nas redes sociais
A maioria das plataformas sociais mede suas impressões como visualizações, mas o Facebook rastreia as impressões de forma diferente.
O Facebook inclui três tipos de impressões: orgânicas, pagas e virais. As impressões orgânicas rastreiam as visualizações de suas postagens orgânicas do Facebook, as impressões pagas medem as visualizações de postagens pagas e as impressões virais contam aquelas obtidas quando outra pessoa compartilha seu conteúdo.
Os anúncios do Facebook também informam o número de impressões veiculadas e visualizadas que seus anúncios receberam.
Impressões de PPC
Ao monitorar suas campanhas de PPC no Google Ads, você pode acompanhar sua contagem de impressões padrão junto com várias métricas relacionadas , incluindo:
- Porcentagem de impressões: o Google Ads fornecerá duas contagens de porcentagem de impressões que rastreiam quantas de suas impressões totais apareceram na primeira posição ou em qualquer posição acima dos resultados de pesquisa orgânica .
- Parcela de impressões: você também receberá duas contagens de parcelas de impressões que rastreiam as impressões que você ganhou em uma determinada posição como uma porcentagem das impressões possíveis que você poderia ter recebido nessa posição.
Impressões do site
Você também pode acompanhar as impressões que seu site recebe por meio do Google Analytics e outras ferramentas. Essas plataformas medem as impressões como:
- Visualizações de página: no Google Analytics , você pode ver o número de visualizações que cada página do seu site recebe. Na prática, essa métrica rastreia suas impressões de página.
- Impressões de pesquisa orgânica : o Google Search Console rastreia o número de impressões que suas páginas recebem nos resultados de pesquisa orgânica. Em outras palavras, a plataforma mede quantas vezes o Google mostrou sua página para um pesquisador.
Fatores que influenciam a contagem de impressões
Qualquer discussão sobre a medição de impressões deve reconhecer os fatores que podem influenciar suas contagens de impressões e torná-las menos precisas.
Já mencionei alguns problemas que afetam as impressões veiculadas, mas você também deve considerar que os bots podem “visualizar” seu conteúdo e aumentar os números.
Além disso, as impressões contarão várias visualizações da mesma pessoa como um novo hit. Como resultado, você pode receber várias impressões de alguém atualizando uma página ou vendo o mesmo conteúdo compartilhado várias vezes.
De certa forma, a repetição pode aumentar a eficácia de suas mensagens, portanto, essas aparentes visualizações “duplicadas” podem ser úteis. Mas se você quiser medir quantas pessoas veem seu conteúdo, provavelmente desejará acompanhar o alcance.