Automação de marketing significa usar diferentes tecnologias para aprimorar sua estratégia de marketing digital e simplificar seus processos. A tecnologia de automação coleta dados sobre seu público quando eles interagem com sua empresa e lida com tarefas que você teria feito manualmente anteriormente.
Uma das formas mais comuns de automação é a automação de email marketing, na qual você usa uma ferramenta para enviar emails automaticamente aos clientes com base em diferentes ações que eles realizaram com sua empresa.
Assim, por exemplo, se um usuário preencher um formulário em seu site, você pode adicioná-lo automaticamente a um grupo de pessoas que recebem uma determinada campanha de gotejamento de e-mail ou conjunto de e-mails pré-fabricados de você.
Se você já fez uma compra online de um grande varejista e começou a receber e-mails com itens sugeridos, você foi adicionado a uma campanha de marketing automatizada.
Você pode usar a tecnologia de automação de marketing não apenas para seus e-mails, mas também para mídias sociais, anúncios online, seu site e muitos outros aspectos do seu marketing.
Nas redes sociais, a automação pode ser algo tão simples quanto uma ferramenta de agendamento que publica conteúdo ou um chatbot que responde às perguntas de seus seguidores. Você pode usar a automação em seu site para personalizar sua página inicial para diferentes públicos.
Você tem muita flexibilidade ao escolher como automatizar suas campanhas e pode escolher a quantidade de automação que precisar.
Benefícios da automação de marketing digital
Automatizar seu marketing não beneficia apenas seus clientes . Isso beneficia você e sua equipe.
Primeiro, é uma economia de tempo. Tipo, um dos principais. Se você enviar e-mails manualmente para todos que baixam um guia ou realizam outra ação em seu site, imagine ter todo esse tempo livre.
E com as ferramentas certas, você terá acesso a muitos insights sobre seus clientes, como onde eles encontraram sua empresa, seu setor e muito mais. Conectar suas ferramentas de automação com seus dados de CRM pode tornar os detalhes ainda mais ricos. Isso ajudará você a descobrir quais áreas de sua estratégia priorizar, levando a campanhas mais otimizadas e menos gastos desperdiçados.
Do lado do cliente, com mais dados e tempo para ajustar suas campanhas , você criará conteúdo que se conectará com seu público. Em vez de enviar informações irrelevantes, seu conteúdo direcionado o ajudará a formar relacionamentos mais confiáveis e valiosos. Quanto mais confiança você criar com seu público, maior a probabilidade de eles virem até você quando precisarem do seu produto ou serviço.
Escolhendo suas ferramentas de automação de marketing
Não posso dizer qual é a ferramenta ou combinação certa de ferramentas para suas campanhas de marketing automatizadas, mas posso dizer como escolher o software certo.
Você precisa garantir que a tecnologia de automação de marketing escolhida possa realmente fazer o que você deseja. Por exemplo, uma ferramenta de agendamento de mídia social não fará muito bem para sua automação de e-mail. Basicamente, apenas conheça seus objetivos antes de gastar dinheiro em uma ferramenta.
Você pode encontrar uma ferramenta que cobre apenas parte do que você precisa ou pode se apaixonar por alguma tecnologia que faz muito, como nossa plataforma MarketingCloudFX . Se as ferramentas oferecerem demonstrações gratuitas, experimente-as até encontrar os recursos de que precisa.
Algumas ferramentas também podem ser bem complicadas, então você deve considerar as habilidades daqueles que as usarão e o nível de suporte técnico que você receberá. Você não quer ficar preso a algo confuso que torna sua vida mais difícil.
O orçamento também é uma consideração importante. Nem todas as ferramentas têm o mesmo custo, então você terá que olhar ao redor e comparar os preços para evitar quebrar o banco.
E embora a tecnologia de automação de marketing possa ajudá-lo a obter um melhor retorno sobre seu investimento em marketing, não é garantido obter mais receita.
Adicionar alguns softwares legais e mais dados à sua estratégia é ótimo, mas o que você faz com essas novas informações é o que mais importa. Não assuma que você terá um boom de vendas imediato com a automação e decida gastar muito mais do que pode em seu software.
Você pode consultar uma agência experiente para saber mais sobre como implementar a solução de automação de marketing certa para você.