A segmentação de persona é identificar e categorizar personas semelhantes juntas. Você pode usar métodos de segmentação variados de acordo com seu negócio e seus objetivos.
Aqui estão algumas maneiras de segmentar suas personas, juntamente com exemplos para cada método:
Segmentação de persona: engajamento do produto
Você pode categorizar suas personas de acordo com a frequência com que usam seus produtos ou com o envolvimento com sua marca, produtos ou serviços.
Por exemplo, vamos fingir que você oferece serviços domésticos de limpeza profunda . Crie mensagens de boletim informativo e promoções específicas para quanto tempo os clientes usam seus serviços.
Clientes de primeira viagem podem receber uma newsletter sobre uma oferta exclusiva para novas inscrições nos serviços de teto e piso. Enquanto isso, os clientes que estão com você há anos devem receber uma oferta diferente.
Você deseja nutrir clientes passivos ou recompensar os defensores do seu negócio? Segmente-os de acordo com seus níveis de engajamento .
Entre em contato com clientes passivos, dizendo que sentiu falta de trabalhar com eles. Dê aos seus defensores um voucher ou código exclusivo que eles podem compartilhar com seus familiares e amigos. Cada vez que eles indicam alguém com sucesso , eles recebem um desconto ou ganham pontos (se você tiver um sistema de pontos em vigor para cada transação).
Segmentação de persona: uso de recursos do produto
Você oferece um produto que diferentes clientes usam por seus diferentes recursos? Você pode segmentar as personas de acordo com a forma como elas usam os recursos do seu produto.
Por exemplo, meu marido e eu somos usuários registrados de um aplicativo de monitoramento de corrida e ciclismo, mas o usamos de maneira diferente. Meu marido adora bater recordes pessoais, então ele tem uma assinatura mensal paga. Enquanto isso, sou o menos competitivo e o usuário com assinatura gratuita.
Cada vez que sincronizo um treino, recebo um e-mail sobre meus dados de frequência cardíaca ausentes. É o empurrão sutil do aplicativo para sincronizar meus dados de saúde, que é um recurso disponível apenas para assinantes pagos. Uma chamada para ação de “Iniciar seu teste gratuito” está abaixo dos dados da zona de frequência cardíaca.
Meu marido, é claro, tem acesso a todos os dados, análises no aplicativo e tabelas de classificação de rotas, e ele não recebe os mesmos e-mails e CTA que eu.
Da mesma forma, você pode criar personas de usuários gratuitos e usuários pagos, se isso se aplicar ao seu negócio. Você pode criar um calendário de marketing de conteúdo que atenda a ambos. Dependendo dos objetivos da sua empresa, você pode focar em um ou outro.
Segmentação de persona: canais online
Você definitivamente usará vários canais para se comunicar com seu público. Segmente suas personas de acordo com seus canais preferidos. Dessa forma, você pode examinar em qual canal deve se concentrar e como pode efetivamente alcançar seus clientes.
Você tem clientes que são usuários pesados de mídia social ? Segmente os dados demográficos de suas personas na plataforma de mídia social que eles usam com mais frequência.
Você tem personas que lêem as notícias online? Você pode alcançá-los por meio de publicidade gráfica .
Você tem personas que estão procurando ativamente sua marca ou serviço? Eles podem estar procurando por você nos motores de busca . Você pode otimizar seu site para os mecanismos de pesquisa e convidá-los a se inscrever em um boletim informativo.
Segmentação de persona: interação do usuário
Seus clientes usam seu produto, mas interagem com ele de várias maneiras?
Digamos que você seja um prestador de serviços de entrega de alimentos . Você pode segmentar suas personas de acordo com a forma como elas interagem com seu serviço. Você pode criar mensagens e programas para diferentes segmentos: os restaurantes com os quais você trabalha, o pessoal de entrega ou os clientes que fazem pedidos pelo seu aplicativo.