Com base nas especificações, os dois casos em que você deve usar rel=”nofollow”são:
- Quando o link é algo que você não endossa/não pode endossar
- Quando o link é principalmente de natureza comercial
Vamos falar sobre esses dois casos.
rel=”nofollow” para links que você não endossa
Um exemplo típico de link que você não pode endossar é aquele que foi colocado em seu site por outra pessoa. Por exemplo, se você tem um blog, os comentários em seu blog são postados por seus leitores. Esses comentários geralmente contêm links.
Não é prático revisar todos os comentários de links postados em seu site. Usar o rel=”nofollow”atributo na seção “comentários” do seu blog basicamente diz aos mecanismos de pesquisa: “Ei, eu não revisei e, portanto, não posso garantir nenhum dos links que você encontra aqui”. É por isso que, por padrão, o WordPress (1.5 e superior) define automaticamente o rel=”nofollow”atributo em links gerados pelo usuário nas seções de “comentários” de sites com WordPress. A Wikipedia usa o rel=”nofollow”atributo em todos os links externos.
A Wikipédia pode ser editada por qualquer pessoa. E por causa do grande volume de conteúdo no site, não é prático para a Wikipedia verificar, revisar e endossar cada link externo postado em seu site. Então, a Wikipedia decidiu atribuir categoricamente o rel=”nofollow”atributo em todos os links externos, assim como o WordPress atribui categoricamente o atributo em todos os links externos que encontra na seção “comentários”.
Na Wikipedia, observe como um link externo que vai para w3.org – que você e eu sabemos que é um site bastante respeitável – é um link nofollow.
Com o Chrome DevTools, podemos ver que links externos na Wikipedia possuem rel=”nofollow”atributos. No Reddit, novos envios de links são nofollow.
O que é interessante com a implementação do Reddit é que quando um link externo é votado para a página inicial do site, seu rel=”nofollow”atributo é removido.
O sistema de atribuição de atributos do Reddit rel=”nofollow”é inteligente porque é democrático. O Reddit faz a hipótese de que, se um link enviado receber os votos necessários para se impulsionar para a página inicial do site, isso deve significar que pessoas suficientes revisaram a confiabilidade do link e, portanto, o rel=”nofollow”atributo do link pode ser descartado com segurança.
rel=”nofollow” para links de natureza comercial (links pagos)
Quando um link existe em seu site principalmente para fins lucrativos, ele deve receber um rel=”nofollow”atributo. Simplificando: Se você publicar anúncios pagos em seu site — banners, links de texto, conteúdo patrocinado, links de afiliados, etc. — os links que vão para os sites de seus anunciantes devem ser links rel=”nofollow”.
Essa é uma maneira de desencorajar qualquer site de tentar comprar seu caminho para melhores classificações de pesquisa pagando outros sites por links.