Grande parte de sua comunicação atualmente ocorre por redes sociais. É através de redes sociais como o Instagram, Facebook ou Twitter que você tem contato com notícias, conversa com amigos e familiares, além de poder criar uma fonte de renda total ou extra como social media, um profissional que faz o gerenciamento de redes sociais de empresas ou influenciadores.
Trabalhar com mídias sociais é algo novo. No entanto, tais ferramentas estão demonstrando grande potencial para gerar renda, seja total ou parcial para você.
Os profissionais que trabalham com mídias sociais são chamados de social media. Eles fazem cursos, adquirem experiência e são voltados a aproveitar o máximo das mídias sociais para divulgar uma marca, uma empresa ou até uma pessoa influenciadora.
Nesse sentido, há muitos profissionais, mulheres, homens e transex que utilizam as redes sociais de forma profissional. A demanda para trabalho nessas mídias sociais só aumenta. Há pessoas de todas as classes sociais, gêneros, idades e sexos distintos que fazem sucesso como influenciadores ou por trás das mídias sociais de uma marca ou empresa. Portanto, essa é uma oportunidade de trabalho para todo tipo de pessoa.
O que é um social media?
Um profissional social media trabalha com as mídias sociais através de estratégias de marketing digital. Esse é um dos principais pilares do trabalho com redes sociais, já que atualmente a demanda por produtos, serviços e empresas na internet só aumenta a cada dia.
Uma empresa pode fazer um perfil comercial no Instagram para divulgar sua marca. No entanto, o profissional por trás de uma boa divulgação é o social media.
Já passou o tempo em que as redes sociais podem ser utilizadas apenas para postagens empresariais de uma marca. Atualmente, é necessário planejar o conteúdo mensal das postagens, gerenciar as postagens através de métricas das mídias sociais e ter soluções para atrair cada vez mais seguidores. Por isso, um perfil no Facebook não pode só ter postagens de produtos, serviços e eventos da empresa.
Por isso, um social media deve tratar cada mídia social como se fosse única, trabalhando suas funcionalidades e também suas diversificações. O Instagram, por exemplo, é uma rede social mais informal e mais visual. O social media deve saber as diferenças.
Um social media é responsável por fazer a gestão de mídias sociais da empresa ou de um influenciador, deixando-as alinhadas às estratégias de marketing geral da empresa ou da pessoa, e direcionadas conforme objetivos delimitados anteriormente. Agora entenda como começar a trabalhar com mídias sociais.
1. Aprenda a linguagem digital
O primeiro passo é saber que você está gerenciando uma rede social. Dessa forma, você não pode criar uma postagem no Instagram como se fosse apenas um panfleto da empresa ou do influenciador.
É necessário saber escrever sem erros de ortografia e gramática. Além disso, você deve entender como as pessoas se comunicam em cada rede social. A comunicação virtual tem mais clareza, além de ser mais direta e objetiva.
Além disso, dependendo do público-alvo da empresa ou do influenciador, existe a necessidade de certa informalidade nas postagens. Entender a linguagem digital também significa estar atento às tendências digitais.
2. Tenha um portfólio
Na área de Comunicação Social em geral, os profissionais não têm currículos. Eles possuem portfólios. Essa é uma maneira de provar quais trabalhos você já desenvolveu como social media.
Se você ainda não tem trabalhos para mostrar, vale a pena realizar trabalhos com preço mais acessível ou sem custo nenhum para parentes, amigos e colegas. Você também pode oferecer seu trabalho voluntário para ONGs ou instituições de caridade. Use suas habilidades para criar um portfólio atrativo.
3. Tenha capacidade analítica
A capacidade analítica é fundamental para todas as etapas de gestão de mídias sociais. Você precisará ter aptidão para pesquisar e ficar atento aos detalhes dos relatórios. Talvez sua capacidade de análise já seja ótima, mas algumas pessoas precisam desenvolver essa habilidade através de cursos, além de colocar a habilidade em prática.
4. Aprenda a usar ferramentas digitais
Para finalizar, se você quer ser um social media, você precisa aprender a utilizar ferramentas digitais. Não apenas usar o Facebook ou o Instagram de modo pessoal. É necessário saber gerenciar perfis comerciais e tratar das métricas de cada mídia social, além de saber gerenciar anúncios, campanhas, postagens e atendimento ao cliente via comentários ou mensagens privadas.