Aprenda como diminuir a ansiedade no home office

Segundo dados do Ministério da Saúde de 2020, a ansiedade é o transtorno mental que mais afeta os brasileiros. 86,5% dos participantes da pesquisa responderam que sofrem de ansiedade, seguidos de 45,5% com estresse pós-traumático e 16% com depressão.

Os impactos da COVID-19, que teve como obrigatoriedade o isolamento social e mudanças sociais nos modelos de estudo e trabalho, deixaram os brasileiros mais vulneráveis aos transtornos mentais, principalmente em doenças relacionadas à ansiedade.

Isso não prejudicou apenas a saúde mental dos brasileiros. Os transtornos de ansiedade geram consequências negativas para o desempenho profissional dos colaboradores. Isso diminui a produtividade das empresas e traz consequências negativas para todas as áreas da vida das pessoas. 

Algumas empresas tentaram migrar uma parcela de seus colaboradores para o modelo home office de trabalho. No entanto, nem todas as pessoas estavam prontas para se adaptar a esse novo estilo de modalidade profissional. Isso gerou mais colaboradores com transtornos mentais, incluindo quadros de ansiedade.

Por isso, colaboradores que trabalham em home office, seja por necessidade da empresa ou seja por escolha pessoal, precisam adotar algumas medidas para não deixarem a ansiedade atrapalhar seu desempenho profissional. Aprenda como diminuir a ansiedade no home office.

  1. Faça exercícios de respiração

Isso pode parecer clichê, mas a verdade é que quando você é atingido por sintomas de ansiedade, seu cérebro fica mais alerta contra ameaças, por causa da hiperventilação. No entanto, ao respirar devagar, o seu cérebro entenderá que não há perigo iminente.

Você pode prestar atenção apenas em sua respiração, para tirar o foco de sua atenção dos demais sintomas da ansiedade. Inspire o ar, prenda por alguns segundos e depois solte calmamente.

Preste atenção aos movimentos que seu corpo faz ao realizar esses exercícios de respiração. Você também pode repassar pensamentos positivos em sua mente, afirmando que tudo está bem, que você está seguro e isso é uma crise de ansiedade passageira.

  1. Tenha uma boa rotina de sono

Ter um horário certo para dormir e um horário certo para acordar ajuda você a regular sua rotina. Isso é muito importante para minimizar os sintomas de ansiedade. Conciliar sua rotina pessoal com sua rotina pessoal em um mesmo espaço, como ocorre no home office, pode ser desgastante.

Sempre há uma tarefa doméstica pendente que você pode se preocupar em finalizar mesmo no expediente de trabalho. Portanto, você precisa de no mínimo oitos horas de sono para não ter desgaste mental no dia seguinte.

Dormir pouco não é recomendado. Caso você tenha dificuldades para pegar no sono, tente tomar um banho quente, tomar um chá e relaxar na cama. Se estiver muito difícil deixar as preocupações profissionais de lado, ligue um pouco a televisão ou fique no celular até pegar no sono.

  1. Planeje seu dia com antecedência

Uma boa forma de prevenir sintomas de ansiedade é planejar seu dia com antecedência. Dessa forma, você não lidará com uma desorganização sobre quais tarefas realizar primeiro.

Não realize mais de uma tarefa de uma vez só. Isso é contraproducente. Você não terminará nenhuma tarefa com a qualidade e o cuidado necessários.

Organize seu dia em um documento no computador, uma agenda ou até em um aplicativo de celular. Dessa forma, fica muito mais fácil visualizar as tarefas do dia e não ser atingido por sintomas de ansiedade.

É muito fácil se perder em tantos compromissos e prazos para seguir. Por isso, uma boa organização é fundamental para você não se sobrecarregar nem se autocobrar demais. Isso só trará sintomas de ansiedade.

4. Organize seu espaço de trabalho

Tenha um espaço em casa apenas voltado para o home office. Pode ser um cômodo inutilizado ou um canto da sala ou do quarto. O importante é que a iluminação seja boa, não tenha ruídos e seja organizado. Deixe apenas o que faz parte do home office nesse espaço.

Também não escolha um local com muita distração, como uma televisão ligada ou um espaço de passagem de outros familiares. Vale também evitar ruídos da rua em seu ambiente de trabalho home office.

Além disso, deixe as notificações das redes sociais ou outros aplicativos que só distraem você do trabalho desligados na hora de realizar as tarefas profissionais como saber se eu tenho tdah.  

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