Se você estiver interessado no comércio de transmissão ao vivo, pode se perguntar como isso funciona. Como você vende produtos ao vivo para os consumidores?
Existem três componentes que você precisa para começar a fazer compras ao vivo:
1. Uma plataforma
Depois de perguntar “o que é fazer compras ao vivo”, muitas pessoas perguntam: “onde você pode fazer compras ao vivo?” Existem inúmeras plataformas onde você pode fazer compras ao vivo.
Duas plataformas populares que as empresas usam para vender online são o Facebook e o Instagram . Ambas as plataformas oferecem recursos de vídeo ao vivo, então muitas empresas vão ao vivo nessas plataformas e vendem produtos para as pessoas que as seguem.
Essa opção pode ser complicada porque não há plano de pagamento integrado nas compras ao vivo nessas plataformas.
Isso significa que você deve guiar as pessoas ao seu site para comprar produtos.
Além das plataformas de mídia social, algumas plataformas de comércio eletrônico oferecem compras online. A Amazon, por exemplo, oferece o Amazon Live, onde as pessoas podem assistir alguém falar sobre produtos da Amazon e comprá-los diretamente da plataforma.
Outras grandes plataformas de comércio, como o eBay, estão trabalhando na criação de recursos de compras ao vivo.
Além das plataformas de comércio eletrônico, também existem plataformas e aplicativos específicos de nicho que as empresas podem usar para vender para um público específico.
WhatNot é uma plataforma de compras ao vivo que permite que as empresas vendam colecionáveis, de quadrinhos a tênis, em um formato de leilão. Este aplicativo oferece uma experiência única em que os clientes em potencial participam de um leilão cronometrado (geralmente em torno de 30 segundos) e veem o produto ao vivo enquanto dão lances.
Plataformas como essa costumam ter um sistema de pagamento integrado, para que você não precise ir a um site externo ou página diferente para fazer ou concluir a compra.
Como você pode ver, existem inúmeras plataformas de compras ao vivo que você pode usar para vender seus produtos.
2. Seus produtos
Você não pode fazer compras ao vivo sem produtos. Você precisa de vários produtos que deseja vender para clientes em potencial durante todo o seu show.
O que as empresas optam por vender durante a transmissão ao vivo varia muito. As empresas vendem de tudo, desde moedas antigas até roupas e móveis de pátio. O que você decide vender depende do seu negócio e do que você se sente à vontade para vender.
Por exemplo, se você tiver uma operação menor, talvez não queira vender itens maiores on-line por causa do tempo e do dinheiro que custa para enviar esses itens. Você pode se ater a produtos que não são tão grandes porque é mais fácil para sua equipe pequena gerenciar.
Por outro lado, uma empresa com um processo de fabricação estabelecido pode se sentir à vontade para vender itens de todos os tamanhos porque possui uma equipe para lidar com o envio do item. O que você quer vender depende do seu processo de envio e do que você se sente à vontade para vender.
Além de descobrir o que você está vendendo, você deve descobrir quanto você vende para cada show ao vivo. Você deseja fazer muitas vendas, mas deve levar em consideração o tempo necessário para empacotar esses pedidos e enviá-los. Você precisa considerar como seu volume afeta sua saída se você tiver uma operação menor.
3. Um anfitrião
Você sabe onde quer fazer compras ao vivo e tem seus produtos selecionados. Então, o que está faltando? Alguém para apresentar seu show!
Como você está vendendo esses produtos ao vivo, você precisa de um host. Você precisa de alguém para atuar como autoridade em seus produtos para que eles possam compartilhar informações sobre o produto à medida que as pessoas o visualizam. Sem falar que você precisa de alguém para mostrar todos os ângulos do seu produto e mostrá-lo em uso.
Um host é um componente crítico das compras ao vivo porque os hosts mantêm os compradores engajados. Se você visse um vídeo com produtos na tela e ninguém falasse sobre eles, você gostaria de comprá-los? Provavelmente não.
Ter um anfitrião adiciona um elemento de engajamento às suas compras ao vivo. Eles mantêm o ritmo e o fluxo da transmissão ao vivo, deixam os clientes em potencial empolgados com seus produtos e respondem a quaisquer perguntas críticas.