O início do ano é sempre um bom momento para idealizar e criar novas práticas de negócios. E uma das áreas mais importantes a serem consideradas ao fazer alterações é o design da sua loja de varejo. A estética, os comportamentos de compra e as preferências do consumidor estão sempre evoluindo, portanto, você precisa garantir que a aparência da sua loja reflita as últimas tendências e as necessidades de seus clientes.
Para esse fim, aqui estão 9 ideias de design de loja que você pode implementar em 2022.
Vitrines atraentes são essenciais, principalmente durante esses períodos em que há menos pessoas por aí. Suas vitrines devem ser ousadas e únicas o suficiente para atrair a atenção dos consumidores de hoje, muitos dos quais hesitam em comprar em lojas não essenciais.
Além disso, lembre-se de que os consumidores estão mais inclinados a comprar on-line ou ligar para fazer seus pedidos, em vez de comprar na loja. Certifique-se de que suas janelas comuniquem as outras maneiras pelas quais as pessoas podem comprar. Você pode fazer isso falando sobre seus serviços de coleta e entrega e informando aos compradores como entrar em contato com você.
Parte disso pode significar renovar a parte externa de sua loja para otimizar a retirada na calçada. Dependendo da sua localização, isso pode ser tão básico quanto ter vagas de estacionamento dedicadas para retirada de pedidos. Pode significar repensar o fluxo de tráfego de veículos em seu local e definir sinalização e espaços onde os carros podem entrar e sair.
O design de varejo precisa se concentrar em permitir o espaçamento físico e criar a impressão e a ilusão de um espaço maior; como o uso de cores claras e paredes e displays organizados, iluminação natural, tetos altos e designs minimalistas”
Para certos varejistas, dar espaço às pessoas também pode significar a criação de áreas para experiências 1 para 1. Com o distanciamento social e a diminuição da capacidade das lojas, faz sentido que alguns varejistas atendam os clientes com hora marcada.
Com isso em mente, você pode criar espaços em sua loja dedicados a esses compromissos. Considere ter uma área de reunião ou provador que os clientes possam ter só para eles.
A Nordstrom faz isso bem em suas lojas Nordstrom Local, que considera como “hubs de serviço”. Essas lojas não possuem estoque; em vez disso, eles atuam como “centros de serviço” com ofertas como coleta de pedidos on-line, alterações e serviços de estilo.
Os clientes que entram para se arrumar têm seu próprio camarim grande contendo itens escolhidos a dedo com base em suas necessidades e preferências.