As sessões informam aproximadamente quantas vezes os usuários visitaram e interagiram com seu site.
Essas informações fornecem uma ideia aproximada de quão popular e envolvente seu site é para os usuários. O que realmente torna os dados de sessões importantes é como eles se cruzam com outras métricas no Google Analytics. Aqui estão alguns exemplos.
Tempo
Por exemplo, você pode comparar suas sessões durante diferentes períodos.
Isso fornecerá insights sobre tendências relacionadas ao número de pessoas que interagem com seu site ao longo do tempo. Você pode descobrir, por exemplo, se suas sessões aumentaram ou diminuíram ao longo do ano. Você também pode comparar os dados da sessão em várias datas para determinar quando as pessoas interagem mais com seu site.
Por exemplo, você vê mais interação nos fins de semana ou durante a semana? Durante quais meses do ano os usuários são mais ativos em seu site?
Campanhas e fontes
Também é útil ver quais origens e campanhas geraram mais sessões em seu site. Isso fornece informações sobre o sucesso de suas campanhas e quais origens de tráfego são atualmente mais importantes para seu site.
Comércio eletrônico
Se você administra um site de comércio eletrônico , pode usar sessões para saber mais sobre como os usuários compram em seu site profissional.
Se você acessar “Conversões”, “Comércio eletrônico” e “Comportamento de compras” no Google Analytics, poderá ver quantas sessões incluíram ações importantes, como visualizar produtos, adicionar itens a um carrinho e concluir transações. Por exemplo, se seu site tiver menos transações concluídas do que interações nas quais um usuário clica no botão de finalização de compra, convém analisar seu processo de finalização de compra . Talvez você precise otimizar seu processo para torná-lo mais rápido e fácil ou adicionar mais opções de pagamento.
Comparação de sessões com outras métricas do Google Analytics
Vejamos como as sessões se comparam a outras métricas intimamente relacionadas no Google Analytics para ajudar você a entender melhor como pode usar seus dados de sessões.
Sessões do Google Analytics vs. usuários
Usuários no Google Analytics é uma medida do número de visitantes únicos que seu site recebe. Um usuário pode ter várias sessões. Se um usuário visitar seu site, clicar por alguns minutos e sair, ele concluiu a primeira sessão.
Se esse mesmo usuário retornar mais tarde naquele dia e fizer as mesmas coisas novamente, ele completará sua segunda sessão do dia. Assim, o Google Analytics registraria um usuário e duas sessões. Em teoria, cada usuário que o Google Analytics conta é único.
Na realidade, a tecnologia não é perfeita e a plataforma pode contar uma pessoa como dois usuários se, por exemplo, visitarem seu site usando dois dispositivos diferentes.
Sessões do Google Analytics x novos usuários
O Google Analytics também registra uma métrica chamada novos usuários. Essa métrica inclui apenas usuários que visitaram seu site pela primeira vez. Se um usuário retornar ao seu site, ele será considerado um usuário, mas não um novo usuário.
O Google Analytics faz isso atribuindo um identificador exclusivo a cada usuário.
Sessões do Google Analytics x visualizações de página
O Google Analytics registra uma visualização de página sempre que uma página é carregada ou recarregada. ‘Pageviews’ mede o número total de páginas visualizadas. Assim, uma sessão pode conter várias visualizações de página.
Se um usuário visitar seu site e visualizar cinco páginas em seu site durante uma única sessão, o Google Analytics registrará uma sessão e cinco visualizações de página.