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13 tipos de marketing de conteúdo criativo e por que eles funcionam

O marketing de conteúdo gera três vezes mais leads do que o marketing tradicional. Se você deseja classificar no topo dos resultados de pesquisa – e atrair mais leads e receita – você precisa criar conteúdo valioso. Mas que tipos de conteúdo digital funcionam melhor?

Incremente seu marketing de conteúdo com esses 13 tipos de marketing de conteúdo criativo – e saiba por que eles funcionam.

Tipos de conteúdo e exemplos criativos para inspirar suas campanhas

Exemplos de conteúdo criativo vêm em muitas formas e formatos. Este post contém uma análise aprofundada de 13 dos tipos mais valiosos de marketing de conteúdo digital. Interessado em aprender mais sobre um tipo específico de conteúdo?

1. Blogando

Os mecanismos de pesquisa e os visitantes do site adoram conteúdo novo e de qualidade. Os blogs permitem que você atualize seu público regularmente e oferece a oportunidade de classificar mais palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Em seu blog, você pode compartilhar atualizações de negócios, notícias do setor, dicas úteis e muito mais.

O Campaign Monitor , uma plataforma de email marketing, faz um ótimo trabalho ao manter seu blog atualizado com um marketing de conteúdo inteligente que agrega valor aos leitores. Além de compartilhar informações sobre seu software, o Campaign Monitor publica dicas úteis de marketing por e-mail que agregam valor ao seu público.

Por que funciona: os blogs permitem que você compartilhe atualizações frequentes e classifique para mais palavras-chave online.

Também posiciona sua empresa como uma autoridade em seu setor e ajuda a fornecer valor aos clientes.

2. Conteúdo visual

O conteúdo visual vem em várias formas, incluindo vídeos , imagens e infográficos .

Vídeos

Os clientes são 10 vezes mais propensos a se envolver com conteúdo de vídeo do que com blocos de texto. O vídeo marketing continua ganhando destaque como uma poderosa estratégia de conteúdo digital. O marketing de vídeo não apenas aumenta o engajamento da marca, mas também aumenta as conversões.

Adicionar vídeos às páginas de destino pode ajudar você a obter 80% mais conversões e, por fim, mais receita. Além de compartilhar vídeos em seu site, você também pode publicá-los em sites de mídia social como o YouTube para alcançar ainda mais pessoas. 

Os vídeos, que apresentam celebridades se passando por motoristas do Lyft, aumentam o alcance da marca e incentivam o engajamento.

Por que funciona: o marketing de vídeo melhora o alcance e o engajamento da sua empresa, ao mesmo tempo em que oferece aos espectadores uma visão interna de seus produtos, serviços e cultura. Você também tem 53 vezes mais chances de classificar na primeira página dos resultados de pesquisa do Google se o seu site incluir conteúdo de vídeo – por isso, ele oferece um poderoso impacto de SEO.


Imagens

O conteúdo com recursos visuais obtém 94% mais visualizações do que o conteúdo somente de texto. Ninguém quer percorrer blocos de texto online. Portanto, se você deseja aumentar sua criatividade e se conectar com mais pessoas, adicionar imagens ao seu conteúdo pode ajudar.

Você não precisa ser um fotógrafo profissional para incorporar imagens em vários tipos de marketing de conteúdo criativo. Fotos simples de seus produtos, escritório e equipe mostram o que torna sua marca única e ajudam os visitantes do site a visualizar suas ofertas. 

Compartilhar as imagens em seu site e mídia social oferece aos clientes uma visão interna da experiência e dos belos espaços que eles criam.

Por que funciona: imagens e gráficos personalizados diferenciam seu conteúdo das páginas dos concorrentes, mostram a personalidade da sua marca e aumentam as visualizações de conteúdo.

Infográficos

Os infográficos apresentam dados importantes em forma visual, facilitando a digestão. A visualização de dados aumenta o envolvimento da marca e facilita para os clientes em potencial encontrar e processar informações valiosas. Como 65% da população são aprendizes visuais, os infográficos atraem um grande público e atraem tráfego para seu site.

A marca de viagens Airbnb criou um infográfico inteligente para destacar as tendências de viagens de verão e promover opções de reserva e experiências do Airbnb .

Por que funciona : os infográficos têm um potencial incrível de compartilhamento e são ótimos para ganhar backlinks para seu site. Além disso, eles dividem informações importantes de uma forma que é fácil para seus clientes entenderem e agirem.

3. Estudos de caso

Os estudos de caso fornecem provas sociais poderosas que validam a credibilidade da sua marca. Quase 83% das pessoas confiam nas recomendações de outras pessoas, em oposição aos anúncios de marca. Compartilhar estudos de caso e depoimentos de clientes permite que você demonstre os resultados que gera.

O aplicativo de processamento de pagamentos  usa estudos de caso para destacar como seus serviços geram sucesso para os clientes. Seus estudos de caso apresentam fotografias envolventes e depoimentos de empresas que usam o aplicativo.

Por que funciona: os estudos de caso permitem que você demonstre os resultados que você gera para os clientes e fornecem provas sociais que incentivam as pessoas a trabalhar com você.

4. E-books e guias

E-books, guias e conteúdo de formato longo servem como recursos valiosos para os visitantes do site. Eles permitem que você forneça informações detalhadas relacionadas ao seu negócio. Além disso, você pode “bloquear” e-books e guias e exigir que as pessoas insiram seus endereços de e-mail para obter acesso.

Essa é uma ótima maneira de aumentar sua lista de e-mail e você pode acompanhar com mais informações úteis. Empreendedores de marketing e gurus do Instagram, compartilham guias gratuitos em seus site, como este guia criativo “Legendas que convertem”. Clicar para fazer o download inicia um pop-up que exige que os visitantes insiram seus nomes e endereços de e-mail para concluir o download.

Por que funciona: e- books e guias agregam valor a clientes em potencial, ao mesmo tempo em que o posicionam como líder do setor. Você também pode usar conteúdo de formato longo para aumentar sua lista de e-mail e acompanhar as pessoas que fazem o download.

5. Postagens de mídia social

Além de compartilhar conteúdo em seu site, você pode aumentar seu marketing de conteúdo com esse tipo de conteúdo criativo – postagens de mídia social . Sites como Facebook, Twitter e Instagram permitem que você crie anúncios pagos , além de perfis comerciais gratuitos. Publicar nas redes sociais dá ao seu público uma visão interna da sua marca.

Você pode até redirecionar o conteúdo do site para as mídias sociais. Compartilhar imagens e vídeos, além de postagens de texto, aumentará o envolvimento com sua marca e incentivará o compartilhamento. Marcas de moda fazem a curadoria de uma presença social que reflete sua imagem de marca e publica inspirações de roupas que incentivam as pessoas a visitar o site e fazer compras.

Por que funciona: a mídia social oferece a oportunidade de se conectar com clientes atuais e potenciais. Mais de 2,3 bilhões de pessoas usam as mídias sociais hoje, e o marketing em plataformas sociais ajuda a promover o engajamento de um público amplo. 

6. Conteúdo gerado pelo usuário

Compartilhar conteúdo de qualidade regularmente é demorado. O conteúdo gerado pelo usuário permite que você aproveite o poder dos fãs e seguidores para o marketing de conteúdo criativo. A publicação de conteúdo gerado pelo usuário ajuda a manter seu site atualizado.

Além disso, as pessoas adoram se ver em destaque no seu site e nas mídias sociais. Para comemorar o alcance de 100 milhões de seguidores no Instagram, a National Geographic lançou um conteúdo para incentivar os seguidores a compartilhar suas fotos com o concurso #natgeo100 para ter a chance de ganhar um safári na Tanzânia. Lançado em fevereiro de 2019, o concurso gerou mais de 140.000 postagens no Instagram e fornece ao Nat Geo um tesouro de conteúdo para compartilhar novamente em seu site e plataformas sociais.

Por que funciona: o marketing boca a boca gera duas vezes mais vendas do que os anúncios pagos. O conteúdo gerado pelo usuário permite que você aproveite o marketing boca a boca , mantendo sua estratégia de conteúdo atualizada.

7. Boletins informativos

Depois de compilar sua lista de e-mail, você pode enviar conteúdo criativo de newsletter para leads. Quer você envie seu conteúdo semanalmente, mensalmente ou trimestralmente, os boletins informativos por e-mail ajudam você a manter contato e desenvolver relacionamentos com assinantes interessados ​​em seus negócios. Ótimo para nutrição de leads, os boletins informativos por e-mail podem conter atualizações de negócios, notícias do setor e informações úteis.

Você também pode usar as informações coletadas quando as pessoas fazem download de guias para acompanhar informações personalizadas sobre tópicos de seu interesse.

Por que funciona : esse tipo de marketing de conteúdo pode render R$ 44 para cada R$ 1 gasto, um ROI de 4400%. O conteúdo do boletim informativo é ótimo para nutrição de leads e permite que você envie informações valiosas diretamente para as caixas de entrada dos leads.


8. Pesquisa e dados

75% das pessoas dizem que conteúdo com dados é mais confiável. Os dados fazem backup de pontos-chave em seu conteúdo, e a publicação de pesquisas e dados originais posiciona sua empresa como líder de pensamento em seu setor. O conteúdo que contém pesquisas e dados é ótimo para direcionar o tráfego para seu site, e você se torna um recurso importante para obter informações relacionadas ao seu negócio.

Você pode até transformar sua pesquisa em conteúdo para aumentar o potencial de compartilhamento. Empresas mantém seu site atualizado com pesquisas originais e combina dados e gráficos em apresentações úteis.

Por que funciona : pesquisas e dados originais adicionam credibilidade ao seu conteúdo e o tornam mais confiável.

Além disso, compartilhar pesquisas gera tráfego valioso para seu site e posiciona sua marca como um recurso importante.

9. Webinars

Um tipo de conteúdo de rápido crescimento, os webinars geram leads de alta qualidade, aumentam o reconhecimento da marca e aumentam a compreensão de produtos e serviços em 74% . Além de seu potencial de geração de leads, os webinars permitem que você forneça valor agregado aos clientes existentes. Por exemplo, você pode hospedar webinars para demonstrar como seus produtos e serviços beneficiam os clientes.

Você também pode fazer parceria com influenciadores e especialistas do setor para organizar webinars. Isso lhe dá acesso a um público amplo e você pode incentivar os participantes a compartilhar gravações de webinars com pessoas que podem se beneficiar de seus produtos. Os webinars oferecem aos espectadores informações e dicas de marketing valiosas para alcançar suas metas de negócios.

Essas transmissões ao vivo agregam valor às agências parceiras do Google e incentivam as empresas a experimentar os benefícios de se tornar um parceiro do Google.

Por que funciona : os webinars ajudam os clientes em potencial a saber mais sobre suas ofertas e servem como recursos valiosos para os clientes existentes. Sem mencionar que eles demonstram sua autoridade e permitem que você faça parceria com figuras-chave em seu setor.

10. Podcasts

Eu amo uma boa farra de podcast de crimes reais tanto quanto a próxima garota. Mas você já considerou podcasting para o seu negócio? O podcasting continua ganhando força como ferramenta de marketing de conteúdo.

Com 21% dos adultos ouvindo pelo menos um podcast por mês, os podcasts ajudam você a expandir seu alcance online. Assim como os webinars, os podcasts também permitem que você mostre sua experiência e destaque sua marca dos concorrentes.

Se lançar seu próprio podcast parece uma tarefa assustadora, você pode considerar anunciar em podcasts populares do setor. O podcast é um recurso obrigatório para freelancers. Os episódios apresentam dicas de preços, aterrissagem do projeto e comunicação com os clientes.

O podcast destaca a experiência de freelancer dos anfitriões e é a maneira perfeita de anunciar o curso de freelancer online.

Por que funciona : o podcasting fornece um canal exclusivo para alcançar mais clientes e posiciona você como um especialista em seu campo.

11. Postagens e entrevistas de perguntas e respostas

Ótimo para responder a perguntas frequentes e mostrar sua experiência, as postagens e entrevistas de perguntas e respostas são marcas registradas do marketing de conteúdo criativo. Além disso, as postagens de perguntas e respostas e as entrevistas são excelentes para o compartilhamento de blogs. Responder a perguntas na forma de postagens de perguntas e respostas também ajuda você a ganhar snippets em destaque, resultados de pesquisa que respondem diretamente a perguntas e aparecem acima dos resultados orgânicos.

Para maior engajamento, considere convidar seguidores para enviar perguntas para você responder nas postagens e entrevistas. 

Por que funciona: perguntas e respostas e entrevistas permitem que você responda perguntas frequentes (FAQs), destaque seu conhecimento e dê um soco quando se trata de atrair leads.

12. Conteúdo e ferramentas interativos

Se você deseja diminuir a taxa de rejeição do seu site, o conteúdo interativo e as ferramentas mantêm os visitantes envolvidos em seu site. O conteúdo interativo inclui questionários, enquetes e pesquisas, vídeos interativos e infográficos e muito mais. Você pode até criar ferramentas de avaliação e calculadoras personalizadas.

Preocupado com os recursos de desenvolvimento necessários para criar conteúdo interativo? Não se preocupe. Comece de forma simples, apresentando algumas pesquisas e questionários interativos.

Essas ferramentas não apenas agregam valor aos visitantes, mas também permitem que você capture dados que você pode usar para moldar suas campanhas de marketing. Um aplicativo móvel para planejar viagens únicas, coloca a interatividade na vanguarda do design do site. Juntamente com guias de viagem envolventes, o site apresenta uma série de ferramentas que permitem aos viajantes planejar e personalizar viagens.

Por exemplo, sua página inicial permite que os visitantes insiram seus destinos iniciais e finais para criar um mapa de suas viagens, completo com desvios e paradas e locais em destaque.

Por que funciona : o conteúdo e as ferramentas interativas aumentam o engajamento, diminuem as rejeições do site e agregam valor para os visitantes do site.

13. Bate-papo ao vivo

O chat ao vivo usa o poder do marketing de conteúdo para interação em tempo real com seu público. Estima-se que 79% das pessoas desejam respostas instantâneas ao fazer compras on-line, e o bate-papo ao vivo oferece a funcionalidade de interagir com elas em tempo real. Plataformas permitem que você converse com os visitantes do site, convide-os a fazer perguntas e os ajude a saber mais sobre sua empresa.

Você também pode usar o bate-papo ao vivo em plataformas sociais como o Facebook Messenger , onde você tem a opção de responder manualmente ou automatizar seus bate-papos ao vivo. Especialmente para lojas de comércio eletrônico, o chat ao vivo é extremamente benéfico para agilizar o processo de compra e fornecer o suporte necessário para reduzir o abandono do carrinho de compras. Uma marca de varejo oferece uma experiência de bate-papo ao vivo perfeita para os clientes interagirem e fazerem perguntas durante toda a experiência de compra.

Um chat pode orientar os visitantes por meio de uma série de perguntas de qualificação para identificar a melhor solução e oferece aos compradores a opção de conversar com um representante de atendimento ao cliente.

Por que funciona : as pessoas querem respostas instantâneas ao fazer compras on-line, e o bate-papo ao vivo oferece a capacidade de interagir em tempo real, coletando informações de leads e compartilhando informações úteis.

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