Depois de montar uma equipe de marketing estelar, você não deve ter problemas em se manter organizado e no caminho certo, certo? Errado. É fácil para as equipes ficarem desorganizadas e perderem produtividade, e a falta de organização pode prejudicar seu sucesso de marketing, ao mesmo tempo em que aumenta os níveis de estresse e diminui o moral dos funcionários — ai.
1. Basecamp
Reunir os membros da equipe em torno de um projeto e garantir que todos estejam na mesma página pode ser uma tarefa difícil, especialmente quando há inúmeros e-mails e bate-papos voando pelo escritório. Mas a interface intuitiva de gerenciamento de projetos do Basecamp facilita a colaboração das equipes de marketing em projetos e no trabalho do cliente. Se os colegas de equipe precisarem discutir projetos e compartilhar arquivos, eles podem usar o recurso de mensagens no estilo de fórum do Basecamp.
E a função de calendário do Basecamp permite que as equipes agendem reuniões, eventos e marcos. Além disso, o recurso de lista de tarefas permite que os gerentes de marketing atribuam tarefas a membros individuais da equipe ou deixe-as abertas para que os colegas de equipe atribuam. A qualquer momento, as equipes podem ver visões gerais do projeto, tarefas específicas e quem é responsável por cada etapa.
O Basecamp garante que nada passe despercebido, mantendo sua equipe no caminho certo e ajudando você a concluir todos os itens necessários no prazo e com todos no circuito.
2. Trello
Quando se trata de gerenciamento de projetos, o Trello é uma poderosa ferramenta organizacional para o trabalho para empresas de diversos ramos de atividade, inclusive Laudos NR10. A versão moderna de notas adesivas em um quadro branco, o Trello usa um sistema de quadros e cartões que ajuda os colegas de equipe a visualizar cada etapa de um projeto ou campanha. Você pode arrastar e soltar cartões na lista de cada pessoa, dando a eles uma visão clara do que eles precisam realizar e em quais tarefas devem trabalhar em seguida.
Você também pode criar listas de verificação nos cartões e anexar arquivos com instruções mais específicas. Além disso, os membros da equipe podem sinalizar cartões atribuindo várias cores se precisarem de ajuda em qualquer etapa do projeto.
3. KeePass
Sua equipe de marketing provavelmente precisará lembrar as senhas de vários sites e ferramentas. Mas lembrar e tentar organizar suas senhas pode consumir um precioso tempo de trabalho. KeePass é um gerenciador de senhas gratuito e de código aberto que permite que as equipes gerenciem com segurança todas as suas senhas em um banco de dados.
Com o KeePass, sua equipe pode armazenar, gerenciar e classificar senhas. Além disso, também permite que você crie senhas fortes que você não precisa se preocupar em digitar toda vez que precisar entrar em uma conta. Portanto, sempre que você precisar recuperar uma senha, basta fazer login com sua senha mestra para desbloquear todas as suas senhas.
Então, você pode facilmente copiá-los e colá-los nos campos de login de qualquer site.
4. Buffer
O Buffer é uma ferramenta de agendamento de mídia social que facilita para as equipes de marketing criar, agendar e avaliar o conteúdo de mídia social. As equipes podem enfileirar atualizações via Buffer, e a ferramenta as publicará automaticamente nos horários ideais ao longo do dia. Por exemplo, se eu encontrar um artigo interessante que quero compartilhar no Twitter da WebFX, posso entrar no Buffer e agendá-lo para postar no final da semana.
O Buffer permite que as equipes mantenham uma presença consistente nas mídias sociais sem inundar os feeds de notícias dos seguidores. E facilita a colaboração perfeita entre colegas de equipe e clientes.
E mudar para o Buffer nos ajudou a economizar 40 horas por mês quando se trata de gerenciar nossas contas sociais.
5. Jing
Jing permite que os usuários capturem screenshots e gravações de vídeo de suas telas de computador. Sejamos honestos. Às vezes, as palavras não são suficientes para explicar problemas com seu site, campanhas e outras partes de sua estratégia de marketing.
Em vez de tentar explicar sua pergunta sobre o layout de uma nova página em seu site apenas com palavras, você pode fazer uma captura de tela, destacar a área de preocupação e enviá-la para outro colega de equipe para revisão. É uma ótima maneira de otimizar o processo de treinamento e pode reduzir a quantidade de tempo que sua equipe gasta em reuniões e correndo pelo escritório para fazer perguntas aos colegas de equipe.
6. Pocket
Manter-se atualizado sobre as tendências do setor é importante, mas sua equipe provavelmente não tem muito tempo extra para ler artigos durante o dia de trabalho. Com o Pocket , você pode coletar e salvar artigos e vídeos para ler quando quiser. Em seguida, você pode acessar sua lista de conteúdo de qualquer dispositivo.
Isso significa que você pode salvar um artigo no Pocket pela área de trabalho no trabalho e acessá-lo no telefone enquanto espera pelo café com leite (ou pote frio, se você for como eu) na manhã seguinte. Você também pode agrupar artigos com tags, e a função de pesquisa integrada do Pocket facilita a localização desses artigos posteriormente.
7. Evernote
Um aplicativo de anotações fácil de usar, o Evernote permite que sua equipe organize pesquisas, rascunhe postagens de blog, salve artigos e armazene informações importantes. E a melhor parte? Ele sincroniza em todos os seus dispositivos, para que você possa gravar ideias facilmente em qualquer lugar.
Além disso, a extensão do Chrome do Evernote permite salvar textos, links e imagens com o clique de um botão. O Evernote é ótimo para equipes de marketing porque os membros da equipe podem acessar e atualizar notas compartilhadas a qualquer momento. Todos podem ver o que precisam realizar para uma campanha e manter-se atualizados com o progresso dos colegas de equipe.
Isso reduz a desordem extra e reduz as longas cadeias de e-mail.
8. Feedly
O Feedly , uma ferramenta de gerenciamento de RSS, permite que as equipes de marketing se conectem com o conteúdo de seu interesse. Usando o Feedly, você pode seguir facilmente todos os seus blogs favoritos, sites de notícias, podcasts e muito mais. Ele oferece todo o seu conteúdo em um painel de fácil navegação.
O Feedly oferece à sua equipe a capacidade de organizar um número ilimitado de feeds e facilita a integração perfeita com Twitter, Pinterest e Facebook. Isso ajuda as equipes de marketing a ficarem por dentro das notícias do setor e a selecionar o conteúdo com base em seus interesses e objetivos.