1. Promoção
A promoção é a função do marketing que a maioria das pessoas provavelmente pensa primeiro. Afinal, grande parte do marketing envolve fazer com que sua oferta seja vista pelo seu público-alvo e comunicar seu valor a eles.
A fase de promoção envolve todas as comunicações que você usa para ajudar seu público-alvo a descobrir e aprender mais sobre sua oferta. As estratégias promocionais incluem:
- Configurando um site
- Otimizando seu site para mecanismos de busca (SEO)
- Execução de campanhas publicitárias
- Comunicação nas redes sociais
- Publicando conteúdo relevante
- Parceria com influenciadores
- Gerando boca a boca
- Hospedando eventos
A maioria das empresas usará uma combinação de canais de comunicação para gerar os resultados mais eficazes. Suas plataformas escolhidas devem estar alinhadas com suas metas de marketing , orçamento, cenário competitivo e público-alvo.
Por exemplo, o TikTok pode funcionar bem para uma empresa direcionada aos clientes da Geração Z , enquanto o LinkedIn pode atender bem as empresas business-to-business (B2B) .
Dica profissional: uma estratégia promocional robusta incentivará a comunicação bidirecional e construirá relacionamentos com seu público. Afinal, os relacionamentos marca-cliente promovem a fidelidade , e os clientes que ficam por perto serão benéficos para o seu negócio.
2. Vender
Depois de comunicar o valor da sua oferta, você precisa fechar a venda. Embora sua equipe de vendas possa atingir esse objetivo, a venda continua sendo uma função crítica de marketing.
Sua estratégia de marketing deve se comunicar com os clientes em todas as etapas da jornada do comprador , nutrindo -os no funil até a venda. Você pode fazer isso usando uma combinação robusta de canais de comunicação e direcionando seu conteúdo para cada estágio .
Por exemplo, você pode publicar postagens de blog que gerem conscientização e incentivem os compradores a se inscrever em uma lista de e-mail.
Em seguida, você pode enviar e- mails que fornecem informações mais detalhadas e orientam seu público para o estágio de consideração.
Você pode apontá-los para webinars ou guias de produtos para continuar levando-os ao estágio de decisão, onde eles decidirão se compram seu produto.
3. Distribuição
Agora que você criou um produto eficaz, uma estratégia de comunicação e um funil de vendas, você precisa levar sua oferta aos compradores. Sua estratégia de distribuição consiste em onde você vende seu produto e o entrega aos seus clientes. Os canais de distribuição podem incluir:
- Lojas de comércio eletrônico
- Lojas presenciais
- Atacadistas
- Armazéns e transporte para as lojas
- Métodos de Envio
A distribuição é importante para o marketing porque cumpre o propósito de suas comunicações. Você trabalhou duro para fazer as pessoas comprarem seu produto e agora precisa entregar.
Além disso, as informações de marketing que você coleta informam sua estratégia de distribuição. Ambos devem trabalhar juntos para os resultados mais eficazes.