Copywriting é a estratégia de criar conteúdo persuasivo para Marketing e Vendas com o objetivo de gerar conversões e vendas. Alguns exemplos são e-mails, sites, contratar adwords, catálogos e outros. O profissional designado para escrever e desenvolver a “cópia” é o redator. É importante saber que seu conteúdo pode fazer a diferença na estratégia de marketing de uma empresa aumentando o número de conversões e sua rede de clientes e potenciais clientes .
O principal objetivo do copywriting
O cta é um dos principais elementos de um copy, significa que ao longo da jornada do cliente será necessário que o leitor realize alguma ação como assinar uma newsletter, baixar um conteúdo aprofundado ou apenas continuar no blog e leia outro post, de acordo com a estratégia que foi estabelecida.
É a partir desta técnica que o redator consegue convencer e captar a atenção do visitante para um site ou blog e fazê-lo seguir as instruções que lhe são dadas.
Esse profissional educa e treina a persona sobre determinado produto ou serviço para deixar claro que seu produto é a melhor solução para suas demandas.
Isso é feito por meio da produção de materiais ricos e de qualidade, como postagens em blogs, infográficos, e-books, whitepapers, webinars e assim por diante.
copywriting e Marketing de Conteúdo?
Assim como o copywriting, o Marketing de Conteúdo é uma prática antiga que ganhou uma nova roupagem após a popularização das estratégias de publicidade na internet.
Nas seções anteriores, ao explicar o conceito de copywriting, foi dito que ele foca na conversão. Por isso, você deve ter em mente que ele terá grande relevância na adoção do Marketing de Conteúdo por uma empresa.
O que é Marketing de Conteúdo?
Quando o Marketing de Conteúdo é adotado em uma empresa, o objetivo é atrair, cativar e educar o público-alvo por meio de conteúdo relevante e rico para um público específico.
Ao construir um relacionamento de longo prazo, é possível aumentar a rede de clientes e potenciais clientes do negócio, fornecendo conteúdo de qualidade que atenda aos interesses do seu público .
Ou seja, o Marketing de Conteúdo deixa para trás as velhas propagandas invasivas para transformar as empresas em verdadeiros educadores.
Além disso, essa estratégia é muito importante para tornar uma empresa referência em seu mercado, pois aumenta sua autoridade e beneficia a imagem da marca, o que, consequentemente, atrai novos clientes e favorece os negócios.
Como criar uma estratégia de copywriting?
Escrever bem é essencial, mas não o suficiente se você pretende transformar seu leitor em cliente.
Existem 3 mandamentos básicos que devem ser respeitados na produção de qualquer conteúdo para Marketing Digital (seja um texto, um microtexto, um vídeo, um podcast, um e-mail):
- inspirar o leitor;
- criar um relacionamento com a marca;
- motivar os leitores a agir sobre o serviço ou produto.
Pesquisa
Um blog não se torna uma referência sobre um determinado assunto por acaso. Só terá sucesso se o conteúdo for incrível e realmente satisfizer todas as necessidades do público.
Por isso, é preciso muita pesquisa e dedicação, para produzir o melhor conteúdo possível, ou seja, uma peça que seja realmente relevante para a persona, capaz de entretê-la e educá-la.
Exclusividade
É inútil produzir mais do mesmo. Se o seu site ou blog entregar apenas o mesmo conteúdo básico que é facilmente encontrado em outros endereços do segmento em que você atua, nunca atraiu a atenção da sua persona.
Para se destacar e conquistar a confiança do seu leitor, um dos elementos essenciais do copywriting é a exclusividade.
Seja criativo, invista em pesquisas e garanta que seu conteúdo seja único, com informações novas e relevantes para sua persona.
Otimização
Você entenderá mais tarde a relação entre copywriting e SEO (Search Engine Optimization).
Por enquanto, o ideal é que você já tenha em mente que o SEO é muito importante para garantir que seu site tenha uma boa posição nos rankings de busca do Google ou de qualquer outro buscador e seja encontrado pelos usuários.
Crie uma conexão com o leitor
Para estabelecer uma relação de confiança entre você e seu cliente em potencial, você precisa criar uma conexão com eles.
Assim, ao planejar um determinado conteúdo, liste as estratégias que devem ser adotadas para que o leitor sinta que foi escrito pensando nele.
Você não vai simplesmente vender seu conteúdo ou serviço, mas mostrar ao visitante do seu blog que você oferece exatamente o que ele precisa por meio de conteúdo educacional e rico