Como fazer marketing de conteúdo B2B

Como fazer marketing de conteúdo B2B

1. Identifique seu público

O primeiro passo na criação de marketing de conteúdo para empresas B2B é identificar seu público . Você precisa saber quem você está segmentando para criar conteúdo que agrade a eles. Para ajudá-lo a identificar seu público, observe seus clientes atuais que usam seus serviços ou compram seus produtos. Você também pode usar uma ferramenta como o Google Analytics para ajudar a identificar quem interage com seu site e mostra interesse em seu negócio. Ao identificar seu público, você precisa seguir duas etapas. Primeiro, você precisa identificar o tipo de empresa que está segmentando. Reúna informações como:

  • Tipo de Empresa
  • Número de empregados
  • Receita a cada ano
  • Localização da empresa
  • Tamanho da empresa

Quando você souber de informações como essa, terá uma ideia melhor dos tipos de negócios que atrai para sua empresa. Depois de conhecer os tipos de empresas, é hora de olhar para os tomadores de decisão dessa empresa. Você vai querer puxar informações como:

  • Número de tomadores de decisão
  • Departamento
  • Posição na companhia
  • Linguagem

Identificar essas informações críticas ajudará você a formar personas de comprador . As personas do comprador são representações fictícias de clientes reais que ajudam a identificar novos clientes para sua empresa.

2. Identifique e entenda seu funil de vendas

O funil de vendas B2B é uma parte crucial do seu negócio. O funil de vendas é o caminho que os prospects seguem de leads para se tornarem clientes. Um funil típico tem as seguintes etapas:

  • Conscientização: as pessoas descobrem sua empresa e aprendem sobre os produtos ou serviços que você oferece.
  • Consideração: Os prospects reúnem uma lista de empresas que se encaixam no que precisam.
  • Avaliação: os clientes em potencial analisam suas opções e reduzem sua lista para descobrir qual negócio atende melhor às suas necessidades.
  • Ação: Concluir uma conversão, seja preenchendo um formulário, comprando um produto ou se inscrevendo em serviços.

Embora este seja um funil de vendas típico, pode não ser o seu funil de vendas. Como um negócio B2B, você tem um ciclo de vendas mais longo do que outras empresas, o que significa que você pode ter mais estágios em seu funil de vendas ou os clientes em potencial saltarão entre os estágios por um período mais longo.

Observe seu ciclo de vendas atual para determinar os estágios apropriados em seu funil. Depois de estabelecer seu funil de vendas, certifique-se de entender como seus clientes potenciais interagem com sua empresa em cada estágio, para que você possa fornecer conteúdo que ressoe com eles em cada nível.

3. Encontre tópicos de conteúdo relevantes

Uma das estratégias essenciais de marketing de conteúdo B2B envolve encontrar tópicos de conteúdo relevantes. Encontrar tópicos é um dos aspectos mais desafiadores do marketing de conteúdo B2B, independentemente de você ser uma empresa que começou a criar conteúdo ou já faz isso há anos. Quando você começa a criar conteúdo, pode não saber onde obter ideias de tópicos de conteúdo. Um ótimo lugar para começar são as mídias sociais. Você pode usar as mídias sociais para ver o que as pessoas estão falando em seu setor. Uma ferramenta como o BuzzSumo ajudará você a ver o que está em alta no seu setor e o que as pessoas estão falando em plataformas de mídia social relevantes. Essa ferramenta pode ajudá-lo a gerar ideias de tópicos que você sabe que seu público vai gostar porque eles discutem esses tópicos.  

Quando você sabe o que é tendência em seu setor, pode capitalizar essa tendência e criar conteúdo sobre ela, ou pode adotar um novo ângulo sobre o assunto. Se você não quiser usar uma ferramenta como o Buzzsumo, você pode pesquisar os principais termos relacionados ao seu negócio no Google ou nas plataformas de mídia social para ver qual conteúdo já existe. Quais artigos as empresas publicaram ou o que as pessoas estão dizendo sobre um tópico nas redes sociais? Esse processo é uma excelente maneira de gerar ideias de tópicos que você pode transformar em conteúdo em seu site. Além disso, se houver perguntas comuns que sua empresa recebe de clientes e prospects, considere criar um conteúdo que responda a essas perguntas!

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