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Como priorizar seu orçamento de marketing

Se você tem um estoque infinito de dinheiro para gastar em marketing, não precisa ler este post. Para todos os outros, descobrir como priorizar seu orçamento de marketing é uma parte essencial da criação de sua estratégia de marketing . Ele também desempenha um papel fundamental para ajudá-lo a atingir as metas de sua empresa.

Em quais canais você deve gastar mais? Qual público você deve segmentar com seus gastos com anúncios? Perguntas como essas são fundamentais para obter o máximo de retorno do seu investimento em marketing.

Nesta postagem, discutiremos como preparar um orçamento de marketing e analisaremos as práticas recomendadas de alocação de orçamento de marketing. Continue lendo para saber como priorizar seu orçamento de marketing! Se você quiser mais dicas de marketing de nossa equipe de especialistas, junte-se aos mais de 190.000 profissionais de marketing que assinam nossos boletins informativos por e-mail .

O que é um orçamento de marketing?

Um orçamento de marketing é uma projeção de quanto você gastará em marketing e um plano de como gastará esse dinheiro. As empresas de Psicóloga online e outros ramos geralmente criam orçamentos de marketing trimestrais ou anuais.

Seu orçamento de marketing deve incluir todos os custos relacionados à promoção de sua empresa, produtos e serviços.

O que está incluído em um orçamento de marketing?

Seu orçamento de marketing deve incluir todas as suas despesas relacionadas à promoção do seu negócio. Alguns tipos de despesas a ter em mente incluem:

  1. Software: Quaisquer ferramentas de software que você usa para gerenciar sua estratégia de marketing, criar conteúdo de marketing, distribuir conteúdo ou acompanhar o progresso
  2. Funcionários, freelancers e serviços de marketing: o custo de contratar e manter funcionários, contratar freelancers ou trabalhar com uma agência de marketing profissional
  3. Publicidade: dinheiro gasto em espaço publicitário em sites de mídia social, páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs) e outros sites
  4. Criação de conteúdo: dinheiro gasto na criação de conteúdo, seja interno ou terceirizado
  5. Manutenção do site: os custos associados à manutenção do seu site , incluindo seu nome de domínio, certificado SSL, hospedagem do site, atualizações e suporte técnico


Como priorizar seu orçamento de marketing

Então, como você deve priorizar seu orçamento de marketing? Abaixo estão algumas etapas a serem seguidas e algumas práticas recomendadas de alocação de orçamento de marketing.

1. Defina seus objetivos de negócios

Um passo essencial em como preparar um orçamento de marketing é estabelecer metas para sua estratégia de marketing. Essas metas devem contribuir para seus objetivos de negócios abrangentes. Para aumentar a eficácia de suas metas.

Os objetivos SMART são:

  1. Específico: Tornar seus objetivos específicos deixa claro o que você está tentando alcançar. Inclua métricas específicas em suas metas, como tráfego do site, taxa de conversão e custo por lead.
  2. Mensurável: você também deve ter uma maneira de medir seus objetivos para poder acompanhar seu progresso e monitorar a eficácia de sua estratégia.
  3. Atingível: Uma meta irrealista não fará muito bem à sua empresa, pois você não será capaz de alcançá-la. Isso não quer dizer que você não possa estabelecer metas difíceis, mas elas também devem ser realisticamente alcançáveis.
  4. Relevante: Suas metas devem estar relacionadas aos seus objetivos gerais de negócios. Concentre-se em métricas que contribuem para esses objetivos mais amplos, em vez de métricas de vaidade .
  5. Oportuna: Estabeleça um prazo para alcançar seus objetivos. Fazer isso criará um senso de responsabilidade e ajudará a medir seu progresso.


Suas metas afetarão o que está incluído em seu orçamento de marketing, pois determinarão em quais canais você se concentra com seus gastos. Diferentes canais são mais adequados para atingir objetivos específicos. Por exemplo, os anúncios de pagamento por clique (CPC) são úteis para converter leads que estão perto de tomar uma decisão de compra – 65% das pesquisas de alta intenção levam a um clique no anúncio.

Postagens de blog de estilo educacional são valiosas para ensinar leads de alto nível sobre seu setor, produtos ou serviços.

2. Saiba mais sobre seus clientes

Sua estratégia de marketing deve se concentrar em alcançar os clientes em potencial certos – aqueles com maior probabilidade de se tornarem clientes. Segue-se, então, que ao fazer seu orçamento de marketing, você deve considerar seus clientes. Se ainda não o fez, precisa de algum tempo para aprender sobre os seus clientes.

Crie personas de comprador – um perfil semi-ficcional de seus clientes ideais com base em dados sobre seus clientes existentes. Inclua o máximo de detalhes possível em suas personas de comprador. Liste seus clientes ideais:

  1. Características demográficas
  2. Títulos de trabalho
  3. Tipos de empresa
  4. Motivações
  5. Metas
  6. Hábitos de compra
  7. Comportamento online típico
  8. Processos de decisão de compra
  9. Além de outros detalhes relevantes!


Quando se trata de orçamentos de marketing, alguns dos tipos de informação mais úteis são os canais que os clientes usam para encontrar sua empresa e como eles tomam decisões de compra. Aqui está um exemplo de uma persona de comprador visual :

Onde você pode encontrar informações para suas personas de comprador? Se você tiver um sistema para acompanhar clientes e vendas, como um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) , ele provavelmente contém detalhes valiosos do cliente. Ferramentas como o Google Analytics também podem fornecer informações sobre quem está visitando seu website e clicando em seus anúncios.

Outro excelente método para coletar informações sobre seus clientes é perguntar a eles por meio de pesquisas e conversas.

3. Analise seus concorrentes

Outro passo valioso em como preparar um orçamento de marketing é analisar seus concorrentes . Em combinação com o aprendizado sobre seus clientes, isso o ajudará a entender seu mercado. Pesquisar seus concorrentes pode lhe dar ideias sobre quais métodos de marketing estão funcionando em seu setor e o que você precisará fazer para superar a concorrência.

Você também pode identificar oportunidades que seus concorrentes não estão aproveitando e que você pode usar para se antecipar a eles. Por exemplo, talvez seus concorrentes estejam criando postagens de blog, mas não usando anúncios PPC no Google, o que significa que você pode ganhar espaço publicitário por um custo relativamente baixo. Você pode ver os sites e perfis de mídia social dos concorrentes, pesquisar no Google e ver qual conteúdo está aparecendo nos principais resultados para termos relevantes para seu setor.

Você também pode usar  ferramentas de análise de concorrentes , como SpyFu ou Ahrefs , para analisar os sites de seus concorrentes e as classificações dos mecanismos de pesquisa.

4. Escolha seus canais de marketing

Seus objetivos, sua pesquisa sobre seus clientes e suas análises de seus concorrentes afetarão os canais de marketing que você escolher – e quanto você deseja gastar em cada um. Você tem uma ampla gama de opções quando se trata de canais de marketing. Você tem mídia de publicidade tradicional, como televisão, jornais e outdoors, além de canais de marketing digital .

Suas opções de marketing digital incluem:

  1. Otimização para mecanismos de pesquisa (SEO) : SEO envolve o uso de vários métodos para melhorar a classificação do seu site nos resultados dos mecanismos de pesquisa para palavras-chave relevantes.
  2. Publicidade CPC : A publicidade CPC envolve lances em anúncios, como resultados de pesquisa pagos, anúncios de exibição em sites e anúncios de mídia social.
  3. Marketing de mídia social : O marketing de mídia social envolve o estabelecimento de uma presença nas mídias sociais por meio de postagens padrão e pagas.
  4. Marketing por e-mail : o marketing por e- mail envolve a comunicação com os usuários que se inscrevem na sua lista de e-mail e é uma excelente maneira de nutrir leads.
  5. Web design : seu site desempenha um papel fundamental em seus esforços de marketing digital, então você pode decidir investir em atualizações de design e funcionalidade.
  6. E muito mais


Embora seus custos variem dependendo de suas estratégias e dos serviços que você usa, a lista a seguir dá uma ideia de quais custos esperar para cada canal de marketing digital:

  1. SEO: R$ 500 – R$ 20.000 por mês
  2. PPC: 5-20% do gasto mensal com anúncios
  3. Marketing por e-mail: R$ 300 – R$ 5.000/mês ou R$ 0,1 – R$ 0,5/e-mail
  4. Marketing de mídia social: R$ 250 – R$ 10.000 / mês
  5. Design do site: R$ 2.500 – R$ 100 mil


5. Acompanhe seus gastos e resultados

Uma das práticas recomendadas de alocação de orçamento de marketing mais importante é monitorar de perto seus gastos e os resultados de seus esforços de marketing. Acompanhar seus gastos garantirá que você não gaste mais do que o planejado. Monitorar seus resultados permite que você veja o que está funcionando bem e o que precisa mudar.

Acompanhar os gastos e os resultados permite calcular o retorno do investimento (ROI) . Tente manter seu orçamento o máximo possível, mas não tenha medo de ajustar com base nos dados coletados. Apenas certifique-se de basear quaisquer alterações em uma análise cuidadosa de seus dados e de fazer seus ajustes com cuidado, para não acabar gastando demais. Você também pode usar os dados coletados rastreando seus gastos e resultados para informar como priorizar seu orçamento de marketing no futuro.

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