Marketing de Sucesso

O que é o perfil comercial do Google?

Com mais consumidores confiando na Internet e no Google para encontrar o que precisam, o Google Business Profile (anteriormente Google My Business) tornou-se uma ferramenta essencial para empresas que desejam crescer. Mas o que é o Google Business Profile e por que sua empresa deve usá-lo?

O que é o novo perfil comercial do Google?

Para começar, você quer saber o que é antes de decidir investir seu tempo em experimentá-lo. Como o nome indica, o Google Business Profile permite que você crie uma listagem para sua empresa no Google.

Quando um consumidor pesquisa sua empresa no Google – ou até mesmo pesquisa termos relacionados à sua empresa – você deseja garantir que ele tenha todas as informações necessárias para visitar, fazer uma compra ou entrar em contato com sua empresa.

Como você consegue isso, no entanto?.

Com o novo Google Business Profile, anteriormente Google My Business , você não apenas pode criar uma listagem de sua empresa no Google, mas também gerenciar a aparência de sua empresa em um dos mecanismos de pesquisa mais populares do mundo. Esses recursos, assim como as liberdades, oferecem muitas vantagens ao seu negócio.

É por isso que o Perfil da empresa do Google facilita:

  1. Incentive e interaja com os revisores
  2. Forneça informações cruciais sobre sua empresa, como seu horário de funcionamento, número de telefone e muito mais
  3. Facilite para seus clientes obterem rotas para seu local
  4. Promova eventos e notícias da empresa
  5. Adicione fotos da sua empresa


Para usuários e empresas, o novo perfil comercial do Google é um recurso inestimável.

O perfil comercial do Google é gratuito?

Sim! Sua empresa pode se inscrever no Google Business Profile, bem como reivindicar e gerenciar suas listagens gratuitamente. Você pode até acessar e atualizar sua listagem em qualquer lugar com o aplicativo móvel gratuito do Google Business Profile para dispositivos  Android e iOS.

Se alguém entrar em contato com sua empresa sobre a expiração da listagem do Perfil da empresa do Google ou a necessidade de pagamento, provavelmente é um spammer. Quaisquer alterações no perfil comercial do Google virão diretamente do Google e do site do perfil comercial do Google .

Por que o novo perfil comercial do Google é importante?

O Google Business Profile é uma ferramenta crucial. Ele ajuda sua empresa a interagir com seu público-alvo, além de fornecer informações úteis para clientes atuais e potenciais. Ignore o perfil comercial do Google e você perderá vendas, exposição e receita em potencial para sua empresa.

Por que mais você deve usar o Perfil comercial do Google? Algumas das razões mais convincentes incluem:

1. O perfil comercial do Google é gratuito

Nada supera um recurso gratuito, e é por isso que o Google Business Profile é uma plataforma essencial para qualquer empresa. Seja você uma nova startup ou uma franquia estabelecida, não custa nada criar um perfil comercial do Google.

Ao contrário de outras plataformas, o Google Business Profile não opera em um modelo de negócios freemium. O Google Business Profile vem com zero níveis ou limitações, o que significa que você tem acesso às mesmas ferramentas que seu concorrente.

É por isso que a parceria com uma agência de marketing digital oferece uma tremenda vantagem em setores competitivos. Eles podem ajudar  a otimizar seu perfil comercial do Google  para pesquisa, o que pode maximizar suas classificações nos resultados de pesquisa. Ele também pode ganhar sua empresa mais exposição do seu público-alvo.

Com custo zero, o Google Business Profile é acessível a qualquer empresa. Você não terá que investir nada nesta ferramenta. Além disso, você pode se inscrever hoje – sem período de espera – e começar a aproveitar os benefícios do Google Business Profile.

2. O perfil comercial do Google gera leads

Nos últimos anos, as pesquisas com a frase “perto de mim”  aumentaram mais de 500 por cento . Ou seja, as pessoas estão procurando empresas próximas a elas, seja um restaurante, cinema, loja de móveis ou centro de eletrodomésticos.

Quando as pessoas pesquisam, elas também vão para o Google. Para pesquisas locais, o Google quase sempre exibe os Perfis comerciais do Google, por isso é tão importante criar e manter um perfil. Sem um perfil, é fácil para os usuários encontrarem, visitarem e comprarem com outra empresa.

Faça do Google Business Profile uma parte de sua estratégia de marketing digital  e você poderá começar a ganhar novos leads, além de gerar vendas adicionais. A  alta taxa de conversão de buscas locais – 80% – confirma o imenso benefício desta plataforma.

No entanto, se você deseja ver um aumento em seus leads e receita, é fundamental que você otimize e nutra seu perfil. Adicione seus últimos horários, responda às suas avaliações e certifique-se de que seu endereço e número de telefone estejam atualizados.

3. O perfil comercial do Google ajuda sua classificação nos resultados de pesquisa

Em um site extenso como  o Google , você deseja garantir que sua empresa não se perca em uma longa lista de resultados de pesquisa. Quando você é mais visível no Google, tem mais chances de ser notado por pessoas que pesquisam produtos ou serviços em seu setor.

O Google quer oferecer aos usuários a melhor experiência online e offline, e é por isso que tenta entregar os resultados de pesquisa mais relevantes. Ou seja, se você for um restaurante que serve comida italiana, seu Perfil da empresa do Google não aparecerá para quem procura restaurantes mexicanos na área.

Se você deseja maximizar sua classificação nos resultados de pesquisa, o que pode levar a mais cliques em seu perfil comercial do Google, além de mais visitas e ligações para sua empresa, você precisa otimizar e manter seu perfil.

Por quê? O Google favorece o Google Business Profile com mais informações e mais envolvimento do usuário. Com uma visão completa da sua empresa, como horário, local e serviços, o Google pode garantir que ela seja relevante para uma pesquisa e classificá-la como tal.

Como configurar o perfil comercial do Google

Agora que você sabe o que é o Google Business Profile, está pronto para criar seu perfil?

Siga estas quatro etapas rápidas para criar e gerenciar sua conta de perfil comercial do Google

1. Inscreva-se para uma conta

Inicie seu perfil de perfil comercial do Google reivindicando sua empresa no Google. Se sua empresa tiver um Perfil comercial do Google, mas não for o proprietário, você poderá reivindicá-lo por meio do Google . Para empresas novas, você pode se  inscrever e criar seu perfil .

2. Insira suas informações comerciais

Depois de se inscrever ou fazer login na sua conta do Perfil comercial do Google, adicione as informações vitais da sua empresa:

  1. Nome
  2. Endereço
  3. Número de telefone
  4. Horas
  5. Indústria


Você também pode adicionar fotos da sua loja, o que pode atrair os usuários a visitá-la. Por exemplo, se for um restaurante, pode incluir fotos dos seus pratos mais populares. Ou, se você é uma empresa de pintura de janelas, pode fazer upload de fotos do seu portfólio.

Todas essas informações ajudam seus clientes a se conectarem com o seu negócio.

3. Verifique sua conta

Verificar sua conta é outra etapa crucial ao se inscrever no Google Business Profile. Depois de revisar todas as suas informações e garantir que tudo esteja correto, você estará pronto para se confirmar como o proprietário da sua empresa.

Você pode  verificar sua empresa  por e-mail, correio, telefone ou  Google Search Console . Para uma verificação rápida, use o Google Search Console, embora essa opção só funcione se você já tiver confirmado sua empresa no Google Search Console.

Se você optar por verificar sua empresa por correio, e-mail ou telefone, o Google enviará um código de verificação. Depois de receber o código de verificação, insira-o no Google Business Profile. Se você optar por verificar sua empresa por correio, um cartão postal com um código de verificação deverá chegar em 14 dias.

4. Faça atualizações de rotina

Embora você possa ter reivindicado e criado sua conta de perfil comercial do Google, é fundamental que sua equipe ou agência de marketing digital  continue a otimizá-la. Se alguma coisa em sua empresa mudar, como seu horário, locais ou especialidades, atualize sua conta imediatamente.

O gerenciamento de comentários é outra parte da manutenção do seu perfil comercial do Google. Um membro da equipe dedicado deve fazer o check-in diariamente, respondendo às perguntas e avaliações dos usuários. Ao interagir com os comentaristas, sua empresa pode ajudar os clientes existentes e os futuros.

Perguntas frequentes sobre o perfil comercial do Google

Quem pode usar o Perfil comercial do Google?

Qualquer empresa pode usá-lo, mesmo que não opere uma vitrine. Exemplos incluem:

  1. Loja de varejo
  2. Encanador
  3. Instalação de fabricação
  4. Restaurante
  5. Loja de comércio eletrônico
  6. Concessionária de carros
  7. Provedor de serviços públicos
  8. E mais


Mesmo que sua empresa não mantenha um endereço físico, o Google permite (e recomenda) que você crie uma listagem de perfil comercial do Google, pois isso pode ajudar as pessoas que procuram sua empresa, seus produtos e seus serviços a encontrá-lo.

Como posso acessar minha conta do Perfil comercial do Google?

Você pode acessar sua conta e seu perfil por meio de um navegador da Internet ou do aplicativo móvel Google Business Profile  com as credenciais da sua Conta do Google. Existem algumas diferenças entre o navegador e a experiência do aplicativo.

O aplicativo, por exemplo, não é compatível com a remoção de sua listagem do Perfil da empresa do Google nem com a transferência da propriedade para outro usuário. No entanto, permite que você visualize e veja seus seguidores, o que você não pode fazer fora do aplicativo móvel.

Como uso o perfil comercial do Google?

Você pode começar a usá-lo com as seguintes etapas:

  1. Faça login na Conta do Google que você deseja gerenciar seu perfil comercial do Google
  2. Acesse  https://www.google.com/business/  e clique em “Gerenciar agora”
  3. Crie ou encontre e reivindique seu perfil comercial do Google
  4. Verifique sua empresa e seu perfil
  5. Atualize seu perfil com seu nome, endereço, número de telefone e muito mais
  6. Incentive seus clientes ou clientes a compartilhar sua experiência por meio de avaliações
  7. Otimize seu perfil  com postagens, listagens de produtos ou serviços, fotos e muito mais


Para obter os melhores resultados ao usá-lo, faça uma rotina de atualização do seu perfil. Isso ajudará sua empresa a fornecer aos usuários as atualizações mais recentes rapidamente, mas também facilitará que eles encontrem e visitem (ou usem) sua empresa.

Onde aparecem as listagens do perfil comercial do Google?

Uma listagem de perfil comercial do Google é exibida em:

  1. Pesquisa do Google
  2. Google Maps


Esses dois locais proporcionam à sua empresa uma localização privilegiada nos resultados de pesquisa no Google e no Google Maps. Ele também permite que você ofereça aos usuários informações sobre sua empresa rapidamente, seja seu horário de funcionamento, produtos ou eventos futuros.

Qual é a diferença entre o perfil comercial do Google, as listagens do Google e o Google Places para empresas?

Nada! As seguintes plataformas agora fazem parte do Google Business Profile:

  1. Listagens do Google
  2. Google Places para empresas
  3. Perfil comercial do Google
  4. Páginas comerciais do Google+


Sua empresa não precisa gerenciar quatro ou cinco contas ou perfis diferentes. O Perfil Comercial do Google agora abrange todas essas plataformas (incluindo as agora extintas Páginas comerciais do Google+) para facilitar sua vida.

Você pode ter mais de uma listagem de perfil comercial do Google?

Se sua empresa opera em mais de uma área, como uma concessionária de carros ou uma cadeia de alimentos, você pode criar mais de uma listagem de perfil comercial do Google. No entanto, você não pode criar várias listagens para um único local com a intenção de enviar spam aos resultados da pesquisa no Google Maps ou na Pesquisa do Google.

Em alguns casos, uma empresa pode criar mais de uma listagem para um único local. Uma concessionária de carros, por exemplo, pode criar uma listagem do Perfil da empresa do Google para serviços, outra para vendas e outra para peças, para facilitar a visita dos usuários ao local e o contato com a equipe.

Para organizações com 10 ou mais locais, o Google permite o  gerenciamento de locais em massa .

Otimize sua listagem de perfil comercial do Google

Não importa o tamanho ou o setor de sua empresa, você se beneficiará com a criação de uma página de perfil comercial do Google. Com esse recurso, você tem a opção de maximizar sua visibilidade no Google, aumentar seus leads e direcionar mais tráfego para sua vitrine física.

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