O que seus concorrentes estão fazendo? Se você não souber a resposta para essa pergunta, pode estar perdendo grandes oportunidades de marketing.
A análise competitiva é um dos métodos mais eficazes para mapear sua posição no mercado. Depois de entender esse posicionamento, você pode criar uma estratégia de marketing que o ajudará a aproveitar ao máximo e alcançar novos clientes e públicos.
Se você não está fazendo análise de concorrentes, aqui está a boa notícia – é fácil começar. Graças à Internet e às mídias sociais, você pode descobrir praticamente tudo sobre uma empresa e suas estratégias de marketing. Você pode usar essas informações para ver o que eles estão fazendo certo que você pode estar fazendo errado – e vice-versa.
Quais etapas devo seguir para uma análise de concorrentes online bem-sucedida?
Existem alguns passos que você deve seguir para obter todas as informações necessárias sobre seus concorrentes.
Você poderá implementar uma estratégia de análise competitiva online com essas cinco etapas.
1. Identifique seus concorrentes
Quem são seus concorrentes? Você pode nomear um ou até dois deles de cabeça. No entanto, provavelmente existem outras empresas que não parecem ameaças agora, mas com alguns ajustes podem acabar com sua base de clientes.
Faça uma lista de todas as empresas que oferecem produtos e serviços semelhantes, competindo em sua localização ou visando mercados semelhantes. Se esta é a primeira vez que você faz uma análise de concorrentes, restrinja a lista às 4 a 5 empresas que apresentam as maiores ameaças ao seu negócio.
À medida que avança, você também pode optar por explorar as estratégias de marketing de empresas que não são seus concorrentes diretos, como empresas semelhantes em todo o país. Embora sua base de clientes possa não se sobrepor, suas estratégias podem fornecer ótimas ideias.
2. Use ferramentas online para analisar suas estratégias
Antes da Internet, você tinha que se esforçar muito para aprender mais sobre um negócio. Os detalhes não eram necessariamente mais cautelosos, mas você teria que ligar para obter relatórios anuais, perfis de liderança e outros documentos. Então, você teria que esperar que esses itens chegassem via correio ou fazer uma visita à sede e às instalações da empresa.
Agora, você só precisa de algumas teclas para obter essas informações sobre seus maiores concorrentes.
Analise seus sites para saber mais sobre seus produtos ou serviços, liderança e valores. Baixe relatórios anuais e comunicados de imprensa. Visite suas páginas de mídia social para descobrir o que eles compartilham com os seguidores e como eles se comunicam.
Além dessas informações públicas, você também pode usar ferramentas de análise de concorrentes como SEMrush e SpyFu para analisar seus sites. Veja suas páginas mais valiosas, quais palavras-chave eles classificam e que tipo de conteúdo eles criam.
Quanto mais você souber sobre seus principais concorrentes, mais bem preparada sua empresa estará para enfrentar os desafios que suas operações apresentam.
3. Compare-os entre si
Você deseja comparar cada concorrente à sua empresa, mas também ajuda compará-los entre si. Afinal, essas empresas podem estar competindo por seus clientes, mas isso não significa que elas operam da mesma maneira. Depois de reunir informações sobre esses negócios, escreva perfis detalhados que permitam ver como eles fazem negócios e quão grande ameaça eles podem ser.
A maneira mais fácil de fazer isso é com uma comparação lado a lado. Inclua os produtos e serviços que eles oferecem, categorias de negócios, locais, públicos-alvo, canais de distribuição, recursos exclusivos e qualquer outra coisa que faça uma empresa se destacar das demais. Economize um espaço para escrever um perfil de sua própria empresa. Isso irá ajudá-lo com o próximo passo.
4. Realize uma análise SWOT
Os consumidores estão constantemente procurando novos lugares para conseguir o que querem. Mesmo que sejam leais ao seu negócio, eles ainda estão olhando para ele no contexto de outros negócios.
A análise on-line da concorrência permite que você veja seu negócio como os clientes podem vê-lo, revelando seus pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças potenciais à sua existência. Esta é exatamente a informação que você precisa para realizar sua análise SWOT.
Usando os perfis de sua empresa e de seus concorrentes, identifique o seguinte:
- Pontos fortes: O que sua empresa faz bem? O que você oferece que a concorrência não oferece?
- Pontos fracos: Existem áreas em que os concorrentes têm um desempenho melhor do que a sua empresa?
- Oportunidades: Existem tendências emergentes ou mudanças em empresas concorrentes que podem beneficiar sua empresa a longo prazo?
- Ameaças: Quais tendências ou atividades competitivas podem causar uma interrupção em seus negócios?
Essa análise identificará as áreas que você pode precisar melhorar, bem como as áreas que você pode alavancar em futuros esforços de marketing e branding.
5. Identifique sua posição exclusiva
Apesar de todas as aparentes semelhanças entre você e seus concorrentes, deve haver diferenças suficientes entre cada negócio para que haja uma posição de mercado única para todos. Qual será o seu?
Graças à análise competitiva, você tem uma ideia melhor do que seus concorrentes oferecem. Agora é hora de descobrir onde você está em relação a eles.
Usando seus perfis e análise SWOT, identifique o que você faz que outras empresas não fazem, ou mesmo o que elas não fazem tão bem. Pode ser um produto único ou uma gama maior de produtos. Talvez seja um serviço exclusivo, como personalização ou suporte técnico gratuito.
Talvez sua abordagem de negócios esteja mais alinhada com as prioridades sociais ou ambientais de seus clientes, ou simplesmente preços mais baixos. Seja o que for, certifique-se de que é uma avaliação honesta com base na pesquisa e análise realizada em seus concorrentes.
Como você se compara aos seus concorrentes?
Nenhuma estratégia de marketing pode existir em uma bolha. Você precisa entender o que seus concorrentes estão fazendo , para poder desenvolver um plano que faça você se destacar. A Internet tornou essa informação mais fácil de encontrar, mas ainda pode ser difícil se você for novo na análise competitiva.